PLANO DE ACTIVIDADES Pág. 1
2006
PROBLEMAS IDENTIFICADOS AO NÍVEL DO PROJECTO EDUCATIVO OBJECTIVOS/METAS A ATINGIR ACÇÕES RECURSOS CALENDARIZAÇÃO
HUMANOS MATERIAIS
Domínio: Aprendizagem/ Competências dos alunos
* Dificuldades dos alunos no que respita à Língua Portuguesa: Continuar a:  - Dinamização das Bibliotecas Escolares/Centro de Recursos (BE/CR) já existentes; * Coordenadora do Projecto da Rede Bibliotecas Escolares (CRBE)                              * Professora do 1º ciclo com conversão da componente lectiva                                                   * Auxiliar Acção Educativa * Computador                                                 * Software PORBASE Ao longo do ano
 - Promover e incentivar nos alunos o gosto pela leitura;
  - Registo de todo o fundo documental existente nas BE/CR e escolas e jardins de infância;
  - Dotar as localidades ainda não abrangidas por uma BE/CR
 1 - Compreensão da leitura  - Dinamizar as Bibliotecas Escolares;
  - Fazer a divulgação mensal de um livro para ser trabalhado em todas as Escolas/ Jardins;   * Fundo documental                                            * Equipamento básico
a) utilização de paráfrase   - Dinamizar a revista "A Borboleta" envolvendo mais os alunos  
b) compreensão inferencial  - Apoiar as escolas na dinamização dessa iniciativa * Coordenadora do Projecto da Rede Bibliotecas Escolares * Livros
  - Envolver os pais em processos de dinamização da leitura
2 - Produção textos   - Promover encontros com escritores de determinadas obras escolhidas; * CRBE                                                              * Professores e alunos                                           * Escritores Espaço da Biblioteca
a) riqueza e diversificação de vocabulário   - Privilegiar as aprendizagens funcionais, significativas e contextualizadas
 - Criar em cada BE/CR a "Hora do Conto"    
   
  - Divulgar junto das Escolas/ Jardins a iniciativa " O meu avô contou-me um conto" * Alunos/ Famílias/ Profs./ Auxiliares * Livro Branco                                             * Recursos Informáticos do Agrupamento
b) diversificação de tipos de textos  - Promover a autonomia dos alunos
  - Promover a utilização das Tecnologias Informação e Comunicação;   - Dar apoio logístico à iniciativa, e apoiar a edição das produções dos alunos; * Órgão Gestão/ CRBE
c) utilização da pontuação
    - Dinamizar a Correspondência Inter-Escolas;      
 
      - Dinamizar a reedição em suporte de papel da revista "A Borboleta"; * Professores/ Alunos/ Pais                            * CRBE * Recursos Informáticos do AEEE                   * Publicidade/ Patrocínios                                                 * Câmara Municipal de Portel
   
      - Apoiar as Escolas nesta iniciativa;
      - Incentivar os pais para a utilização da Biblioteca/Centro de Recursos; CRBE / Professores Folhetos e cartazes
   
      - Promover sessões de animação de leitura; CRBE / Professores / Alunos
   
     - Incentivar programas de leitura a par. Profs./ Pais/ Órgão Gestão Livros/ Fichas de registo
     - Actualizar as páginas da internet * Órgão de gestão                                        * Professores/ Alunos/ Pais * CD-Rom's                                                 * Máquina fotográfica digital                                 * Equipamento informático
     - Actualização do jornal escolar em formato electrónico
   
     - Criação/dinamização da página web das BE/CR
   
     - Utilização do correio electrónico Portal DREA/ Webcamb/ Mat. Inf./Skyp/VoipBuster
     - Utilização da videoconferência
     - Utilização da VOIP
     - Certificação a todos os alunos do 4º ano das Competências Básicas Adquiridas em Tecnologias da Informação * Órgão de gestão                                              * Alunos do 4º ano e outros Material Informático Maio/ Junho 2006
   
   
PLANO DE ACTIVIDADES Pág. 2
2006
PROBLEMAS IDENTIFICADOS AO NÍVEL DO PROJECTO EDUCATIVO OBJECTIVOS/METAS A ATINGIR ACÇÕES RECURSOS CALENDARIZAÇÃO
HUMANOS MATERIAIS
Domínio: Aprendizagem/ Competências dos alunos (continuação)
* Dificuldades dos alunos no que respeita à Matemática:  - Direccionar o Ensino da Matemática para a resolução de problemas numéricos e não numéricos;  - Promover Oficina de Formação sobre a Matemática; * Professores                                                  * Formador na área Matemática Sala Apoio/ Materiais Diversos Ao longo do ano
 1 - Na resolução de problemas não rotineiros;    - Compilar documentos a distribuir pelos professores sobre a temática de resolução de problemas e desenvolvimento do raciocínio matemático; * Professora destacada para apoio ao Projecto Educativo (ProfPE) Recursos Informáticos e outros
 2 - Na explicitação de raciocínios e estratégias exploratórias de resolução de problemas;  - Desenvolver nos alunos o raciocínio lógico permitindo-lhes a discussão e explicitação de estratégias de resolução de problemas;
     
       
   - Divulgar sites sobre a temática; * ProfPE Recursos informáticos
3 - Nas questões geométricas e capacidades de visualização e estudo da forma e espaço.  - Estabelecer maior ligação entre a Matemática e outras áreas do currículo.  - Promover a iniciativa de apresentar aos alunos o "Problema Mensal" * ProfPE                                                                     * Professores                                                     * Alunos
   - Compilar e divulgar on line diferentes estratégias de resolução de problemas;
 
   - Equipar todas as salas de aula com materiais de apoio considerados pertinentes para o trabalho nesta área curricular * Direcção Executiva                                         * Conselho Pedagógico  
   
   - Promover encontros de professores/ educadores de partilha de experiências, materiais, estratégias utilizadas nesta área disciplinar. * Docentes                                                                * Especialista na área da Matemática * Materiais produzidos nas Escolas                              * Salas de aula                                                                       * Material audiovisual/informático
 
 
 * Dificuldades dos alunos no cumprimento de regras e de normas de convivência social.  - Dinamizar as Assembleias de turma no sentido de:  - Promover encontro/debate com os professores sobre indisciplina; * Professor convidado com experiência na área                                                                    * Professores do Agrupamento * Sala de aula                                               * Material audiovisual/informático
a) definir regras de funcionamento na sala de aula e no espaço escolar, em conjunto com os alunos;  - Promover encontros com professores que utilizam na sua prática a Assembleia de Turma;
 - Sensibilizar as auxiliares de acção educativa sobre a problemática da indisciplina. * Órgão de gestão                                                  * Auxiliares Acção Educativa
b) Analisar e discutir com os alunos os seus direitos e deveres;
   
c) Estabelecer contractos com os alunos.    
   
 *Ausência de valores e de respeito pelos outros.  - Articular regras e procedimentos entre o pessoal docente e não docente no sentido de promover uma actuação consertada e consistente.      
     
     
     
Domínio: Prática Pedagógica
* Dificuldades, por parte de alguns professores, na operacionalização da diferenciação pedagógica  - Promover a formação participada e centrada no agrupamento  - Negociar com os Centros de Formação a realização de acções de formação centradas no Agrupamento, de acordo com as necessidades diagnosticadas * Órgão Gestão/ Conselho Pedagógico                                            * Centros de formação   Ao longo do ano
 - Promover acções de formação (oficinas ou cursos) sobre temáticas a definir previamente com os docentes
* Valorização dos manuais escolares face a outros recursos pedagógicos
 
* Alguma dificuldade, por parte dos professores, na ligação entre a Matemática e outras áreas do currículo  - Promover reuniões de trabalho entre docentes nos conselhos de docentes e de núcleo, para partilha de experiências e troca de materiais
   - Observação de práticas pedagógicas innovadoras  - Promover encontros com colegas do Agrupamento e/ou outros agrupamentos, sobre "diferenciação pedagógica" * Professores do AEEE                              * Professores convidados * Materiais produzidos nas escolas                                                          * Material audiovisual/informático
 
PLANO DE ACTIVIDADES Pág. 3
2006
PROBLEMAS IDENTIFICADOS AO NÍVEL DO PROJECTO EDUCATIVO OBJECTIVOS/METAS A ATINGIR ACÇÕES RECURSOS CALENDARIZAÇÃO
HUMANOS MATERIAIS
Domínio: Prática Pedagógica (continuação)
* Dificuldades em operacionalizar as competências matemáticas, no que respeita à resolução de problemas e à estatística          
   - Observação de práticas pedagógicas mais centradas no aluno * Professores do AEEE   Ao longo do ano
     
* Predomínio de metodologias mais centradas no professor em detrimento de uma participação mais activa por parte dos alunos    - Dinamizar reuniões de trocas de experiências  
   
           
* Dificuldade na promoção do trabalho autónomo por parte dos alunos    - Promover reuniões entre educadores e professores para conhecimento dos currículos e passagem dos casos * Educadores e professores   4º trimestre
   
* Algum desconhecimento dos currículos do pré-escolar e do 1º ciclo, respectivamente pelos professores e pelos educadores    
   
         
Domínio: Organização do Agrupamento
   - Centrar as acções de formação no Agrupamento em face das necessidades reais dos professores  * Lançar um conjunto de oficinas de formação nas áreas da Matemática e Língua Portuguesa * CRBE                                                       * Prof. c/ conv. Comp. Lectiva                                  * Outros funcionários * Material informático                                           * Software PORBASE 5 Ao longo do ano
* Formação desadequada face às necessidades reais dos docentes
   - Institucionalizar espaços de tempo de trabalho cooperativo entredocentes, para troca de experiências e produção de materiais
* Deficiente articulação/cooperação entre os docentes do Agrupamento * Órgão de gestão                                              * Docentes * Material informático                                           * Software diverso                                             * Material didáctico diverso
* Deficiente gestão dos recursos materiais  - Dinamizar/rentabilizar os materiais existentes no Centro de Recursos   - Inventariar os materiais existentes em todos os estabelecimentos de ensino e Centro de Recursos, disponibilizá-los na internet com possbilidade de serem requisitados on-line                                                                        - Consolidação dos protocolos estabelecidos com as IPSS, Câmara Municipal e juntas de freguesia para a implementação duma rede de almoços e de ocupação de tempos livres, assim como para apoio à criação da rede de bibliotecas escolares no concelho                                                               - Aumentar a qualidade do serviço prestado em termos de fornecimento de almoços e tempos livres * Órgão de gestão                                                 * Docentes                                                         * AAE                                                             * CM Portel                                                 * Juntas de Freguesia                                             * IPSS do concelho                                   
 
 - Criar pequenos Centros de Recursos nas escolas/jardins de infância
 
   
 - Inventariar os materiais existentes no Centro de Recursos e divulgá-los pelas diferentes escolas/jardins de infância  
* Órgão de gestão                                                      * Docentes                                                         * AAE                                                             * Bombeiros Voluntários de Portel                                            * GNR de Portel                                                        * Juntas de Freguesia                                             * Centro de Saúde de Portel  
   - Estabelecer protocolos com instituições locais: Câmara Municipal, juntas de Freguesia, Centro de Saúde, Bombeiros, GNR,…  - Realizar, com a participação activa dos Bombeiros e GNR, os Planos de Emergência das Escolas  
   
   - Implementar com o Centro de Saúde de Portel e ARS do Alentejo acções no âmbito da saúde oral e da educação alimentar  
   - Promover reuniões regulares com a Câmara Municipal de Portel e as juntas de freguesia do concelho  
   
     
     - Envolver as juntas de freguesia nas reuniões a realizar nas escolas  
     
PLANO DE ACTIVIDADES Pág. 4
2006
PROBLEMAS IDENTIFICADOS AO NÍVEL DO PROJECTO EDUCATIVO OBJECTIVOS/METAS A ATINGIR ACÇÕES RECURSOS CALENDARIZAÇÃO
HUMANOS MATERIAIS
Domínio: Organização do Agrupamento (continuação)
     - Promover reuniões com a Câmara Municipal no sentido de definir o modelo de participação/apoio das actividades previstas no Plano de Actividades do Agrupamento     * 1º trimestre
       
       
       
* Ausência de articulação com a EB 2,3 de Portel  - Promover reuniões periódicas com a EB 2,3 procurando formalizar formas de contacto e de articulação para:  - Estabelecer contactos com a Direcção Executiva da EB2,3 no sentido de formalizar alguma articulação entre as duas instituições, nomeadamente:     Ao longo do ano
   
     
   - participação dos professores do 1º ciclo na constituição de turmas do 2º ciclo  - participação dos professores do 1º ciclo na constituição de turmas do 2º ciclo    
     
   - troca de informação sobre os alunos em geral e os alunos com NEE em particular  - troca de informação sobre os alunos em geral e os alunos com NEE em particular    
     
   - gestão de espaços comuns  - gestão de espaços comuns    
   - desenvolvimento de projectos pedagógicos comuns  - desenvolvimento de projectos pedagógicos comuns    
     
         
* Formação deficiente das auxiliares de acção educativa  - Promover a formação das auxiliares de acção educativa nos seguintes domínios:  - Implementar um plano de formação contínua para as auxiliares de acção educativa centrado no Agrupamento    
   
 - o seu papel na escola (direitos, deveres, competências,…)    
   - Promover reuniões regulares entre a Direcção Exercutiva e as Auxiliares de Acção Educativa    
   - relação peadgógica    
   - indisciplina    
   - animação de recreios      
Domínio: Participação dos Pais na vida da escola
* Pouca articulação entre Escola/Família  - Acções de sensibilização aos pais, ao nível de cada núcleo ou escola, sobre o seu papel na escola e educação dos filhos  - Promover acções de sensibilização sobre as temáticas consideradas necessárias, nomeadamente através das Conferências de Pais     Ao longo do ano
   
     
   - Dar conhecimento aos pais dos Planos de Actividade e dos Projectos Curriculares de Turma, no que respeita aos seus educandos  - Dar conhecimento aos pais de todas as freguesias dos projectos que estão a ser levados a cabo no Agrupamento     4º trimestre
     
     
   - Sensibilizar as famílias para a importância dos hábitos de leitura dos filhos  - Colaborar com os professores na implementação de programas de leitura a par     Ao longo do ano
     
   - Incentivar e apoiar a criação duma Associação de Pais      
       
   - Promover actividades que envolvam as famílias na vida da escola: festas, reuniões, testemunhos profissionais de vida,…      
       
       
PLANO DE ACTIVIDADES Pág. 5
2006
PROBLEMAS IDENTIFICADOS AO NÍVEL DO PROJECTO EDUCATIVO OBJECTIVOS/METAS A ATINGIR ACÇÕES RECURSOS CALENDARIZAÇÃO
HUMANOS MATERIAIS
ACÇÕES NÃO DECORRENTES DIRECTAMENTE DE PROBLEMAS IDENTIFICADOS NO PROJECTO EDUCATIVO
ACÇÕES NÃO DECORRENTES DIRECTAMENTE DE PROBLEMAS IDENTIFICADOS NO PROJECTO EDUCATIVO * Envolver todos os alunos, docentes e auxiliares numa actividade conjunta de encerramento do ano lectivo ESCOLA EM FESTA * Órgão de gestão                                                 * Todos os docentes                                                         * Todas as AAE                                                             * Professor e auxiliares da "Papoila"                                                 * Todos os alunos                                                          * Funcionários da CMPortel * Jogos diversos                                                                     * Insufláveis                                                         * Painéis de exposição                                                             * Material informático                                                                           * Material afecto às Bibliotecas Escolares/Centros de Recurso                                                                 * Projector de video                                                                 * Mesas e cadeiras                                                                 * Outro material não especificado Final de Junho
 
* Proporcionar aos alunos, docentes e auxiliares um espaço de convívio e divertimento
 
* Proporcionar um espaço de mostra dos trabalhos realizados nas escolas:
 
 - ao nível dos meios informáticos (revista "A Borboleta")
 - ao nível do trabalho realizado nas BE/CR
 - ao nível da expressão dramática, plástica e musical
 - ao nível dos projectos desenvolvidos ao longo do ano nas escolas
 - ao nível da Matemática e Língua Portuguesa
* Proporcionar aos docentes e auxiliares um espaço de reflexão e debate sobre uma temática educativa de interesse actual JORNADAS PEDAGÓGICAS * Órgão de gestão                                                 * Todos os docentes                                                         * Todas as AAE                                                             * Professor e auxiliares da "Papoila"                                * Especialistas nas áreas a abordar                                                * Auditório Municipal de Portel                                                 * Material audiovisual                                                         * Material informático                                                             * Pastas, papel e canetas                                                 * Cafés, águas,... Primeria semana de Julho