Voltar projectos.htm        

INTRODUÇÃO

As competências gerais para a educação Pré – Escolar deverão constituir um conjunto de princípios  para apoiar o Educador de Infância na sua prática, ou seja, para conduzir e reflectir sobre o processo educativo a desenvolver com as crianças

 

Assim a sua definição irá permitir a realização de um trabalho com capacidades avaliativas, concretas e com pressupostos e finalidades comuns.

 

Devemos salientar que, sendo as referidas competências organizadas em torno das orientações curriculares para a educação Pré- Escolar, as diferentes áreas de conteúdo deverão ser consideradas como referências a ter em conta no planeamento e avaliação de experiências e oportunidades educativas e não como compartimentos estanques a serem abordados separadamente.

 

Assim caberá ao Educador de Infância:

-         [1]”Articular a abordagem das diferentes áreas de conteúdo e domínios inscritos em cada uma, de modo a que se integrem num processo flexível  de aprendizagem que corresponda às suas intenções e objectivos educativos e que tenha sentido para a criança. Esta articulação poderá partir de escolha de uma “entrada” por uma área ou domínio para chegar a todos os outros – transversalidade.

-         Estabelecer uma progressão de experiências e oportunidades de aprendizagem nas diferentes áreas de conteúdos, tendo em conta o que observa da evolução do grupo e do desenvolvimento de cada criança.

-         Apoiar cada criança para que atinja níveis a que não chegaria por si só, facilitando uma aprendizagem cooperada, que dê oportunidade às crianças de colaborarem no processo de aprendizagem umas das outras.

Diferenciar o processo de aprendizagem, propondo situações que sejam suficientemente interessantes e desafiadoras de modo a estimular a criança, mas cuja exigência não resulte desencorajamento e diminuição da auto- estima.”

 

 

Competências – Educação Pré -Escolar

 

 

Área de Formação Pessoal e Social

 

Demonstrar capacidade de respeito por si e pelo outro

-         Organizar / arrumar os seus materiais

-         Utilizar os espaços e deixá-los em condições de serem utilizados por outros

-         Utilizar expressões de saudação

-         Utilizar expressões de agradecimento

-         Aceitar as diferenças físicas, sexuais, sociais, raciais e étnicas

-         Respeitar as diferenças do outro

-         Reconhecer e aceitar as diferenças do outro

-         Colaborar em actividades / tarefas com o grupo no seu todo

 

Ser capaz de interagir / cooperar  com o outro

-         Ajudar os colegas

-         Saber esperar a sua vez para falar

-         Ouvir o outro

-         Partilhar os materiais com o outro

-         Realizar tarefas em grupo

 

Ser independente

-         Vestir-se / despir-se  / atar os sapatos

-         Possuir hábitos de higiene: lavar as mãos , cara, lavar os dentes

-         comer utilizando adequadamente os talheres...

-         utilizar adequadamente materiais e outros instrumentos – jogos, tintas, tesouras, pincéis, lápis...

 

Ser autónomo

-         saber escolher uma tarefa / actividade e os materiais que necessita

-         Assumir preferencias por actividades, tarefas ou materiais

-         Tomar decisões

-         Encontrar critérios e razões para a tomada de decisão;

 

Partilhar o poder

-         Participar democraticamente na vida do grupo

-         Definir, aceitar e cumprir regras

-         Ser responsável pelas decisões e materiais

-         Discutir o seu ponto de vista com o colega

-         Cumprir tarefas combinadas

-         Ser cooperante

-         Ser participativo

-         Ser justo

-         Resolver conflitos com os colegas

 

Ser sensível às questões estéticas – fruição da natureza e cultura

-         contactar com o meio envolvente – manifestações culturais locais

-         contactar com diferentes formas de expressão artística (plástica, musical, arquitetónica...)

-         saber apreciar diferentes contextos e situações

 

 

 

 

Área de Expressão e Comunicação

 

Domínio das Expressões

 

Expressão Motora

 

Diversificar as formas de utilizar e de sentir o seu corpo

-         Trepar, correr, baloiçar, deslizar, rodopiar, saltar a pés juntos, num só pé, saltar à corda, saltar obstáculos, dar cambalhotas...)

 

 

Controlar voluntariamente os seus movimentos

-         iniciar, parar, seguir ritmos, direcções...

-    Inibir os movimentos

-         ter capacidade de estar quieto

-         ser capaz de se relaxar

 

Tomar consciência do corpo em relação ao exterior

-         Ter noção do esquema corporal

-         Ter noção de esquerda, direita, cima, baixo...)

 

Manipular correctamente diversos objectos (materiais do quotidiano: canetas, tesouras, pincéis...)

 

Possuir controlo motor  e de socialização

-         Realizar / participar em jogos de movimento

 

 
Expressão Dramática

 

Participar em situações de jogo simbólico /dramático

 

Interagir com outras crianças em actividades de jogo simbólico

 

Criar situações de comunicação verbal e não verbal

 

Recriar experiências da vida quotidiana

 

Recrear situações imaginárias – expressão corporal

 

Utilizar objectos livremente, atribuindo significados múltiplos

 

Utilizar diferentes formas de mimar e dramatizar:

 

-         Utilizar fantoches como suporte para a criação de pequenos diálogos, histórias...

-         Utilizar sombras chinesas como forma de projecção do seu próprio corpo, ou outras mais elaboradas

 

 

 

Expressão Plástica

 

Explorar espontaneamente diversos materiais e instrumentos

 

Representar espontaneamente imagens que interiormente construiu (desenho, pintura, digitinta, raspagem, colagem...)

 

Representar momentos de uma actividade, passeio ou história

 

Interagir com o outro num trabalho de grupo

 

Conhecer e cumprir as regras de utilização dos materiais

 

Escolher e utilizar diferentes formas de combinação (cores) e materiais de diferentes texturas (pano, papel, lãs, madeira, elementos da natureza...)

 

Explorar e utilizar materiais que permitam a expressão tridimensional (plasticina, massa de cores, materiais de desperdício...)

 

Usufruir de momentos privilegiados de acesso à arte e cultura

-         Apreciar uma pintura / escultura

-         Ter prazer em conhecer um museu /biblioteca...

-         Conhecer o mundo desenvolvendo o sentido estético

 

 

Expressão Musical

 

Explorar diferentes sons e ritmos

 

Identificar e produzir sons

 

Reconhecer aspectos que caracterizam os sons (intensidade – forte / fraco; altura – graves / agudos; timbre – modo de produção; duração – sons longos e curtos)

 

Ser capaz de reproduzir mentalmente fragmentos sonoros

-         relembrar uma canção já aprendida

-         Associar músicas às épocas festivas

 

Ser capaz de escutar, identificar e reproduzir sons, ruídos da natureza, quotidiano...

 

Cantar produzindo diferentes formas de ritmo (rimar, inventar letras...)

 

Criar formas de movimento através da música

 

Ser capaz de acompanhar musicalmente o canto

 

Criar instrumentos musicais

 

Explorar e utilizar instrumentos musicais simples e complexos (xilofone, pandeiretas...)

 

Utilizar suportes para explorar a musica ( leitor de cassetes, leitor de CDs...)

 

Saber fazer silêncio para escutar e identificar sons.

 

Identificar e nomear diferentes instrumentos musicais

 

 

Domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita

 

Linguagem Oral

 

Ser capaz de participar / manter um diálogo

-         Debater as regras de grupo

-         Negociar a distribuição de tarefas

-         Planear o que se pretende fazer e contar o que se realizou

 

Partilhar oralmente vivências

 

Adquirir novo vocabulário e utilizá-lo

 

Construir frases mais correctas e complexas

 

Utilizar adequadamente frases simples de diversos tipos – afirmativa, negativa, interrogativa, exclamativa

 

 

Utilizar concordâncias de género – número , tempo , pessoa e lugar

 

Saber explorar a linguagem com caracter lúdico (rimas, lengalengas, trava-línguas, adivinhas...)

 

Descobrir o sentido estético da língua materna através da poesia, prosa poética..

 

Utilizar a comunicação não verbal como suporte da comunicação oral

-         Expressar e comunicar sentimentos através de gestos ou mímica

 

Descodificar diferentes códigos simbólicos (sinais de transito, pauta musical, logotipos...)

 

 

Linguagem Escrita

 

Distinguir a escrita do desenho

 

Imitar a escrita

 

Reproduzir o formato do texto escrito

 

Escrever o seu nome

 

Reconhecer o seu nome / dos colegas

 

Fazer comparações entre letras, palavra...

 

Reconhecer diferentes formas que correspondam a letras (impresso, manuscrito...)

 

Identificar palavras ou pequenas frases

 

Compreender que o que se diz se pode escrever, um código com regras próprias

-         Compreender a necessidade e as funções da escrita

-         Conhecer alguns sinais de pontuação

-         Utilizar o registo como forma de consolidar a escrita

 

Utilizar o livro como meio narrativo

 

Utilizar / explorar diferentes tipos de suportes escritos (livros, jornais, revistas, dicionários, enciclopédias ...)

 

Interpretar imagens ou gravuras de um livro

 

Inventar pequenas histórias, lengalengas, sequências...

 

 

Novas Tecnologias

 

Utilizar o audiovisual como meio de informação e registo

 

Reconhecer a funcionalidade das Tecnologias de Informação e Comunicação

-         Saber para que serve a televisão

-         Utilizar um vídeo para ter outra visão da história ou visionar situações vividas

-         Utilizar um leitor de cassetes / CDs para explorar sons / musicas

-         Utilizar um computador nas suas diferentes vertentes: leitura / escrita, jogos educativos, pesquisa de informação – Internet...)

-         Nomear e saber utilizar os diferentes suportes

 

-         Reconhecer e identificar os diferentes materiais – Leitor de CDs, CD, Computador, rato, teclado...

 

 

Ser sensível aos diferentes códigos linguísticos (língua estrangeira)

-         Conseguir diferenciar a língua materna de outras

-          Aprender algumas palavras/expressões numa língua estrangeira

 

 

Domínio da Matemática

 

Reconhecer e representar diferentes noções espaciais e topológicas (dentro / fora, longe / perto, em cima / em baixo...)

 

Classificar objectos de acordo com as suas propriedades:

 

- Formar conjuntos

- Agrupar objectos

                              - Reconhecer semelhanças e diferenças

 

 

- Seriar e ordenar

-         classificar ordenadamente objectos com diferentes qualidades (altura – alto / baixo; tamanho - grande / pequeno; espessura – grosso / fino; luminosidade – claro /escuro; velocidade – rápido / lento; duração – muito tempo / pouco tempo; altura do som – grave / agudo; intensidade do som – forte / fraco)

 

Ter noção de número (ordinal - série e cardinal – hierárquica)

 

Fazer pequenas operações de cálculo

 

Encontrar formas e padrões

-    Conhecer padrões repetitivos (dias da semana)

-         Conhecer padrões não repetitivos (números naturais)

 

Ter noção de tempo

- Diferenciar os momentos que sucedem ao longo do dia      sequência temporal

-         Tomar consciência do desenrolar do tempo (semanal, mensal, anual, relógio)

 

Resolver problemas lógicos, quantitativos e espaciais

-         utilizar diferentes materiais ( legos, cubos, puzzles, dominós – tamanho, cor, forma)

 

Ter noção de medida / capacidade

-         Ter noção de altura- sou mais alto que, é mais baixo que, é da mesma altura

-          Ser capaz de medir de espaços (Sala)– padrão convencional – fita métrica e não convencional – um pau , uma caixa...

-         realizar medições com água utilizando diferentes objectos

 

Pesar e comparar pesos (balança, jogo simbólico, loja...)

 

Estabelecer a correspondência  entre quantidade e número

 

Distinguir e nomear diferentes formas geométricas

 

 

 

 

Área do Conhecimento do Mundo

 

Possuir noções sobre o método cientifico

-         Ter capacidade de observação

-         Revelar curiosidade e desejo pelo saber

- Questionar-se sobre o que o rodeia

          - Mostrar gosto pela pesquisa

- Revelar desejo pela experimentação

- Ter atitude crítica 

 

Desfrutar novas situações / ocasiões de descoberta / exploração do mundo

 

Saber nomear e utilizar diferentes equipamentos e utensílios

 

Reconhecer e nomear diferentes cores, sensações e sentimentos

 

Saber o seu nome completo, morada e localidade

 

Saber dizer a sua idade e perceber que está a crescer

 

Situar-se socialmente numa família e noutros grupos sociais

 

Conhecer alguns aspectos do ambiente natural e social

 

Ter conhecimentos que revelem rigor científico:

 

-         Conhecer alguns aspectos relativos à biologia: conhecer os órgãos do corpo, dos animais, do seu habitat e costumes, de plantas...

 

-         Conhecer alguns aspectos relacionados com a física / química: brincar com água, encher e esvaziar recipientes, explorar efeitos de luz e sombra, jogar com formas, materiais e texturas...

 

-         Conhecer algumas noções sobre meteorologia, observar / analisar, pesquisar sobre o tempo que faz, utilizar o quadro do tempo...

 

-         Conhecer alguns aspectos ao nível da geografia – conhecer o meio imediato e/ou aprofundar-se e diversificar-se a partir dele

 

-         Conhecer alguns aspectos ao nível da geologia – recolha de pedras, observação, características, propriedades...

 

-         Utilizar diferentes materiais de consulta, da vida corrente (livros, enciclopédias, computador...) e específicos ( ímans, microscópicos

 

 

 

 

Trabalho realizado pelo Conselho de docentes do Pré-Escolar – 2002/2003

Voltar projectos.htm        

 

 



[1] Baseado nas Orientações Curriculares para a Educação Pré - Escolar – Ministério da Educação / Departamento da Educação Básica – Núcleo de Educação Pré - Escolar