|
|
COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS |
|
Pág. 1 |
voltar
- projectos |
|
EST. DO MEIO |
|
|
|
|
Níveis de desempenho por ano de escolaridade |
|
|
COMPETÊNCIAS
ESPECÍFICAS |
1º ANO |
2º ANO |
3º ANO |
4º ANO |
|
|
|
|
A LOCALIZAÇÃO NO ESPAÇO E NO TEMPO |
Reconhecimento e identificação de
elementos espácio-temporais que se referem a acontecimentos, factos, marcas
da história pessoal e familiar, da história local e nacional. |
Descreve
a sucessão dos actos praticados ao longo do dia, da semana. |
Descreve
a sucessão de actos praticados ao longo do dia, da semana. |
Estabelece relações de
parentesco. |
Pesquisa
sobre o passado de uma instituição local (escola, autarquia). |
Constrói
uma árvore genealógica simples (até aos avós). |
Estabelece
relações de anterioridade , posterioridade e simultâneidade. |
Elabora diários
(individual e colectivamente) e regista datas. |
Conhece personagens e
factos da história nacional com relevância para o meio local. |
Sabe
a sua data de nascimento e a de familiares mais próximos. |
Reconhece
unidade de tempo dia e semana. |
Constrói árvores
genealógicas para estabelecer relações de parentesco. |
Sabe
a sua narturalidade e nacionalidade e a dos familiares mais próximos. |
Conhece personagens e
factos da história nacional com relevância para o meio local. |
Exprime
aspirações. |
Localiza, em linhas de
tempo, efemérides da vida pessoal, familiar ou colectiva. |
Conhece
monumentos, construções antigas, da sua localidade e alguns a nível nacional. |
Inspira
projectos para um futuro próximo |
Constitui álbuns com
fotografias e materiais que documentem a "história" da escola, da
turma, etc. |
Conhece factos
históricos que se relacionem com os feriados nacionais e o seu significado |
Identifica
a casa como um espaço privilegiado de vivências familiares. |
Sabe a história desses
monumentos. |
Informa-se
sobre o passado de colectividades, serviços de saúde, correios, bancos,
organizações religiosas, autarquias. |
|
Localiza os factos e
as datas estudadas no friso cronológico da história de Portugal. |
Reconhece
os diferentes espaços da casa e suas funções |
|
|
Estabelce
relações de parentesco. |
|
|
Representa
a família. |
|
|
|
Conhece
nomes próprios e apelidos |
|
|
|
Reconhece
sexos e idade. |
|
|
|
Reconhece
nomes, sexo e idades de amigos, familiares e vizinhos. |
|
|
|
|
|
|
Reconhece a escola como espaço de aprendizagem e
convívio |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Reconhecimento e utilização dos elementos que
permitem situar-se no lugar onde vive, nomeadamente através da leitura de
mapas, utilizando a legenda, para comparar a localização, configuração,
dimensão e limites de diferentes espaços na superfície terrestre (Portugal,
Europa, Mundo). |
|
|
|
|
|
Utiliza horários e
calendários, reconhecendo os dias da semana, meses e estacções do ano. |
Sabe
traçar/ desenhar um itinerário entre a sua casa e a escola, legendando alguns
pontos de referência. |
Reconhece aglomerados
populacionais- aldeias, vilas e cidades. |
|
|
Identifica as cidades
do seu distrito, localiza-as no mapa. |
|
Reconstitui
itinerários realizados diariamente |
|
Sabe consultar um mapa
concelhio, distrital e nacional. |
Localiza no mapa a
capital do país. |
|
Descreve itinerários
simples, localizando pontos de partida e de chegada. |
|
Sabe localizar
Portugal na Europa e no Mundo. |
Localiza no mapa as
capitais de distrito. |
|
Utiliza
e elabora a planta da escola, identificando espaços e funções. |
|
|
Localiza no mapa
alguns aspectos da costa portuguesa. |
|
Representa
os diferentes espaços da localidade, do bairro, relacionando as respectivas
funções (habitação, comércio, lazer). |
|
|
|
Localiza Portugal no
mapa da Europa, no planisfério e no globo. |
|
|
|
|
Reconhece a fronteira
terrestre de Portugal com a Espanha. |
|
Observa os espaços de forma directa e através de meios audio-
visuais. |
|
|
|
Reconhece o Oceano Atlântico como fronteira marítima de
Portugal. |
|
|
|
|
|
|
|
Reconhecimento e utilização no quotidiano de
unidades de referência temporal |
|
|
Conhece a década e o século. |
Reconhece unidades de tempo, a década e o século. |
|
|
|
|
|
Identifica o século em
que nasceu, assim como os seus familiares mais próximos. |
|
|
|
|
|
|
|
Conhece datas
históricas importantes ao nível local, do concelho e a nível nacional. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Sabe o porquê de alguns feriados nacionais. |
|
|
Utilização de plantas e
elaboração de maquetes (escola, casa, bairro, localidade), com identificação
dos espaços e das respectivas funções. |
|
|
|
|
|
Observa fotografias,
vídeos ou textos, acerca das características físicas do meio local. |
Consulta maquetes com
pontos de referência fixos em relação a outros pontos. |
|
|
|
|
|
|
Observa diferentes
espaços da escola e explica as funções de cada um. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Visita locais ligados ao passado
local. |
|
|
|
|
|
|
|
Localização relativa dos elementos naturais e
humanos da paisagem, utilizando a posição de observador como elemento de
referência, bem como os rumos da rosa dos ventos (N.S.E.O.). |
|
|
Conhecer os pontos
cardeais através da posição do sol (manhã, meio dia, à tarde). |
|
|
|
|
|
|
Conhecer formas de
utilização do bússola relativa a determinados elementos, para orientação. |
|
|
Identificar o ponto cardeal de determinado
lugar dentro da localidade e/ou localidades vizinhas, tendo como ponto de
referência o local onde se encontram. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Utilização de alguns processos de orientação como
forma de se localizar e deslocar na Terra. |
|
|
Saber deslocar-se para
um determinado ponto cardeal utilizando o Sol e/ou a bússola. |
Conhece formas de
orientação através do sol e da bússola. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS |
|
Pág. 2 |
|
|
ESTUDO DO MEIO |
|
|
|
|
Níveis de desempenho por ano de escolaridade |
|
|
COMPETÊNCIAS
ESPECÍFICAS |
1º ANO |
2º ANO |
3º ANO |
4º ANO |
|
|
|
|
O CONHECIMENTO DO AMBIENTE NATURAL E SOCIAL |
Utilização de vestígios de outras
épocas como fontes de informação para reconstituir o passado, compreendê-lo e
organizar o presente. |
Assume
e revela atitudes de curiosidade e pesquisa. |
Reconhece
datas e factos significativos da sua vida. |
Sabe,
om alguma profundidade a história dos monumentos locais e alguns a nível
nacional. |
Sabe
pesquisar, recorrendo a fontes orais e documentais para a reconstituição do
passado. |
Conhece-se
a si mesmo, valorizando a sua identidade e raízes. |
|
Localiza
numa linha de tempo datas e actos significativos. |
|
Conhece personagens e
factos da história nacional e local. |
|
|
|
|
|
Conhece os factos
históricos que se relacionam com os feriados nacionais e seu significado. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Localiza os factos e
as datas estudadas no friso cronológico da história de Portugal. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Conhece unidades de
tempo: o século. |
|
|
|
|
|
|
Reconhece símbolos nacionais, a bandeira e o hino nacional. |
|
|
|
|
|
|
|
|
Reconhecimento de aglomerados populacionais
(aldeias, vilas e cidades) e identificação das cidades do seu distrito em
diferentes documentos cartográficos (fotografias, plantas, mapas e
fotografias aéreas). |
Aplica conhecimentos
básicos sobre o meio físico envolvente. |
Reconhece aglomerados
populacionais (aldeias, vilas e cidades). |
Identifica . sua
nacionalidade e naturalidade |
Cria situações que
levam ao reconhecimento dos diversos aglomerados populacionais (deslocações,
pesquisas, consultas, troca de correspondência). |
Identifica
o sítio onde mora. |
|
Sabe localizar a sua
aldeia, concelho e distrito. |
|
|
Distingue freguesia,
concelho e distrito. |
|
|
Regista os espaços
conhecidos ou explorados através de desenhos, plantas, maquetes, traçando
itinerários. |
|
Distingue aldeia, vila
e cidade. |
|
|
|
|
|
|
Identifica a cidade do seu distrito em mapas, plantas. |
Identifica e localiza no mapa as cidades do seu país e a
capital. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Reconhecimento de representações diversas da
Terra, utilizando imagens de satélite, fotografias aéreas, globos e mapas. |
|
|
Sabe localizar a terra
no Sistema Solar (3º planeta a contar do Sol). |
Recolhe material
diversificado relacionado com a forma da Terra. |
|
|
|
|
Identifica o planeta
em que vivemos. |
Observa globos, mapas,
fotografias aéreas, imagens de satélite. |
|
|
|
|
|
Observa a localização
do Sol ao nascer e ao pôr. |
|
|
|
|
|
|
Compreende as razões de existência do dia e da noite e a sua
relação com o movimento da rotação da terra, utilizando um globo e uma
lanterna. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Compreensão das razões da existência de dia e
noite e da sua relação com o movimento de rotação da Terra. |
|
|
Reconhece a mobilidade
da Terra (movimento de rotação). |
|
|
|
|
Sabe que o foco
luminoso da Terra é o Sol. |
|
|
|
|
|
Sabe que a terra só pode ser iluminada uma parte de cada vez. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Caracterização das estações do ano utilizando
diversos indicadores resultantes da observação directa e indirecta |
Observa, compara e
relaciona os principais elementos do meio físico, aplicando técnicas de
observação, recolha de informação e registo. |
Reconhece unidades de
tempo: o mês e o ano. |
Está atento às
mudanças climáticas. |
|
|
Identifica
o ano comum e o ano bissexto. |
Regista as condições
atmosféricas diárias. |
|
|
|
Relaciona as estacções
do ano com os estados de tempo característicos |
Representa sob a forma
de gráfico os resultados semanais. |
|
|
|
|
|
Tira concusões. |
|
|
|
|
|
|
Relaciona as estacções do ano com o tempo característico de cada
uma. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Reconhecimento da existência de diferentes astros
e de que a Terra faz parte do Sistema Solar. |
|
|
Reconhece o Sol como
fonte de luz e calor |
Observa directamente
os astros e verifica que existem diferenças entre eles. |
|
|
|
|
Verifica as posições
do Sol ao longo do dia. |
|
|
Regista essas
observações. |
|
|
Distingue estrelas de
planetas. |
|
|
Investiga acerca do
Planeta Terra. |
|
|
|
|
|
|
Observa num modelo o sistema solar e localiza a Terra, no mesmo. |
|
|
|
|
|
|
|
|
Análise de evidências na explicação científica da
forma da Terra e das fases da Lua. |
|
|
Constata a forma da
Terra através de fotografias, ilustracções. |
Investiga e recolhe informação sobre as várias explicações
científicas acerca da forma da Terra e das fases da Lua ( viagem de
circun-navegação, afastamento ou aproximação dum navio, fotografias tiradas
do espaço, linha do horizonte). |
|
|
|
|
Observa e representa
os aspectos da Lua. |
|
|
|
|
Observa num modelo o
sistema solar. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS |
|
Pág. 3 |
|
|
ESTUDO DO MEIO |
|
|
|
|
Níveis de desempenho por ano de escolaridade |
|
|
COMPETÊNCIAS
ESPECÍFICAS |
1º ANO |
2º ANO |
3º ANO |
4º ANO |
|
|
|
|
O CONHECIMENTO DO AMBIENTE NATURAL E SOCIAL (continuação) |
Observação directa dos aspectos
naturais e humanos do meio e realização de actividades práticas e trabalho de
campo no meio envolvente à escola. |
Sabe
comunicar as informações recolhidas e tratadas. |
Observa
aspectos característicos do meio envolvente, barragem, rio. |
Contacta
directamente com o meio envolvente (relevo, fauna, flora, tipo de habitação,
costumes e tradições). |
Observa
os aspectos físicos do meio envolvente. |
|
|
|
|
|
Recolhe informações
sobre a vida profissional, económica e social das pessoas. |
|
|
Realiza investigações
e experiências |
|
|
|
|
Recolhe informação. |
|
|
|
Comunica e partilha conhecimentos adquiridos. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Reconhecimento de semelhanças e diferenças entre
lugares tendo em conta as diversas formas de ocupação e uso da superfície
terrestre. |
Reconhece e valoriza o
património histórico e etnográfico, revelando atitudes de respeito por outros
povos e culturas. |
|
Observa directa ou
indirectamente lugares da superfície terrestre. |
Reconhece aglomerados
populacionais (aldeias, vilas e cidades). |
|
|
Observa os diferentes
espaços do seu bairro ou localidade (habitação, comércio, lazer). |
Identifica as cidades
do seu distrito e localiza-as no mapa. |
|
|
|
Localiza no mapa a capital do
País. |
|
|
Reconhece funções desses
espaços. |
Localiza no mapa as capitais de
distrito. |
|
|
Reconhece semelhanças
e diferenças entre espaços. |
Localiza Portugal no
mapa da Europa, no Planisfério e no Globo. |
|
|
|
|
|
Reconhece a fronteira
terrestre com a Espanha. |
|
|
|
|
|
|
Localiza no
planisfério e no globo os países lusófonos. |
|
|
|
|
|
|
Faz o levantamento dos países onde os colegas tenham familiares
emigrados. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Reconhecimento da existência de semelhanças e
diferenças entre seres vivos, entre rochas e outros solos e da necessidade da
sua classificação |
Utiliza processos
simples de conhecimento da realidade próxima, observando-a e descrevendo-a. |
Observa e identifica
as plantas mais comuns existentes no ambiente próximo (espontâneas,
cultivadas). |
Observa plantas,
animais, solo de uma região. |
|
|
Recolhe
amostras e estabelece comparações |
|
|
Reconhece diferentes
ambientes onde vivem as plantas. |
|
|
Faz registos. |
|
|
Conhece partes
constitutivas das plantas mais comuns (raíz, caule, folhas, flores e frutos). |
Agrupa segundo as
características de cada um. |
|
|
|
|
|
|
|
Regista variações do
aspecto, ao longo do ano, de um arbusto ou de uma árvore. |
|
|
|
|
|
|
Observa e identifica
alguns animais mais comuns existentes no ambiente próximo (selvagens e
domésticos). |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Reconhece ambientes
onde vivem os animais (terra, água, ar). |
|
|
|
|
|
|
Reconhece
características de acordo com o sítio onde vivem os animais (terra, água,
ar). |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Reconhece
características externas de alguns animais. |
|
|
|
|
|
|
Recolhe dados sobre o modo de vida desses animais. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Explicação de alguns fenómenos com base nas
propriedades dos materiais. |
Sabe tratar e
comunicar as informações recolhidas. |
Realiza experiências
com alguns materiais e objectos de uso corrente (sal, açúcar, vidro,
madeira). |
Agrupa materiais seguindo
critérios. |
Realiza experiências
com alguns materiais e objectos de uso corrente (sal, leite, açúcar). |
Realiza
experiências com diferentes materiais. |
|
|
Compara materiais
segundo algumas das suas propriedades (flexibilidade, resistência,
solubilidade, dureza, transparência, combustibilidade). |
Efectua registos e tira
conclusões. |
Realiza experiências com água. |
|
Comunica as descobertas feitas. |
Realiza experiências com a
electricidade. |
|
|
Realiza experiências com o ar. |
|
|
Realiza experiências com o som. |
|
Agrupa materiais
segundo essas propriedades. |
|
Manuseia objectos em
situações concretas. |
|
|
|
Relaciona essas
propriedades com a utilidade dos materiais. |
|
|
|
|
|
|
Identifica a sua origem
(natural/ artificial). |
|
|
|
|
|
|
|
Reconhece a existência
do ar através da realização de experiências. |
|
|
|
|
|
|
Reconhece o ar em
movimento (ventos, correntes de ar). |
|
|
|
|
|
|
Utiliza diversos materiais para o registo das observações
efectuadas (máquina fotográfica, computador, câmara de vídeo). |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS |
|
Pág. 4 |
|
|
ESTUDO DO MEIO |
|
|
|
|
Níveis de desempenho por ano de escolaridade |
|
|
COMPETÊNCIAS
ESPECÍFICAS |
1º ANO |
2º ANO |
3º ANO |
4º ANO |
|
|
|
|
O CONHECIMENTO DO AMBIENTE NATURAL E SOCIAL (continuação) |
Reconhecimento da importância da
ciência e da tecnologia na observação de fenómenos. |
|
|
Pesquisa
em livros, enciclopédias, internet sobre determinado assunto. |
Reconhece
a agricultura, pecuária, sivicultura, pesca, indústria, comércio e serviços
como actividades económicas importantes em Portugal. |
|
|
|
|
|
|
|
Regista a observação obtida. |
|
|
|
Identifica os
principais produtos agrícolas portugueses. |
|
|
Sabe utilizar o computador e a
Internet. |
|
|
Tira conclusões sobre
os benefícios das novas tecnologias. |
Identifica os
principais produtos da floresta portuguesa. |
|
|
|
|
|
Identifica os
principais produtos ligados à pecuária. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Identifica os
principais produtos da indústria portuguesa. |
|
|
|
|
|
|
Identifica e observa
alguns factores que contribuem para a degradaçãodo meio próximo. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Enumera possíveis soluções. |
|
|
|
Identifica e participa
em formas de promoção do ambiente. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Reconhece os efeitos
da poluiçao atmosférica. |
|
|
|
|
|
|
Reconhece a
importância das florestas para a qualidade do ar. |
|
|
|
|
|
|
Reconhece algumas
formas de poluição dos cursos de água e dos oceanos. |
|
|
|
|
|
|
Reconhece algumas
formas de poluição sonora. |
|
|
|
|
|
|
Identifica alguns desequilíbrios ambientais provocados pela
actividade humana. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
COMPETÊNCIAS
ESPECÍFICAS |
1º ANO |
2º ANO |
3º ANO |
4º ANO |
|
|
|
|
O DINAMISMO DAS INTER-RELAÇÕES ENTRE O NATURAL E
O SOCIAL |
Resolução de situações que
envolvam deslocações, localizações e distâncias em espaços familiares e, por
associação e comparação, situar-se relativamente a espaços longínquos. |
Descreve
itinerários identificando pontos de referência. |
|
Descreve
itinerários não diários (passeios, visitas de estudo, férias). |
|
|
|
Indica
itinerários alternativos. |
|
Localiza espaços em
relação a um ponto de referência. |
|
Compara
itinerários em relação à distância e à segurança. |
|
|
|
Identifica processos
de orientação(sol, bússola). |
|
Indica
itinerários possíveis ou não de se percorrerem a pé.. |
|
|
|
Conhece os símbolos
locais (bandeiras e brasões) da freguesia, do concelho e do distrito. |
|
Representa,
desenhando ou pintando, itinerários usando os pontos de referência. |
|
|
|
|
|
Conhece os
símbolos nacionais a bandeiras e o
hino. |
|
|
|
|
|
|
Conhece os símbolos
regionais (bandeiras dos Açores e da Madeira) |
|
|
|
|
|
|
Formula um conjunto de
questões sobre o ambiente geográfico da área da escola. |
|
|
|
|
|
|
Faz um esboço da
planta da escola e da casa, reconhecendo e identificando as funções de cada
um dos espaços. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Descreve verbalmente
de uma forma clara o caminho casa- escola, identificando e localizando
diferentes pontos do percurso relativamente aos elementos naturais e humanos
da paisagem. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Realiza jogos de
orientação para seguir direcções, utilizando os termos norte, sul, este,
oeste. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Constrói maquetes do
meio envolvente à escola, representando elementos humanos (casas, estradas,
jardins…) e elementos naturais (rios, elevações, vales, praias). |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Descobre e localiza
lugares conhecidos, ruas, cruzamentos, lojas, a escola, paragem de autocarro,
numa planta da área da escola. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Utiliza mapas de
várias escalas para localizar a escola, a casa, o lugar (aldeia, bairro), a
freguesia, o concelho, em relação à região do país onde vive. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Utiliza mapas de várias escalas para localizar Portugal na
Península Ibérica, na europa e no mundo. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS |
|
Pág. 5 |
|
|
ESTUDO DO MEIO |
|
|
|
|
Níveis de desempenho por ano de escolaridade |
|
|
COMPETÊNCIAS
ESPECÍFICAS |
1º ANO |
2º ANO |
3º ANO |
4º ANO |
|
|
|
|
O DINAMISMO DAS INTER-RELAÇÕES ENTRE O NATURAL E
O SOCIAL (continuação) |
Resolução de situações que
envolvam deslocações, localizações e distâncias em espaços familiares e, por
associação e comparação, situar-se relativamente a espaços longínquos. |
|
|
Desenha
mapas mentais reais ou imaginários, utilizando figuras e símbolos para
ilustrar os lugares descritos em histórias ou o trajecto casa- escola. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Constói uma planta funcional simples (utiliza cores/
símbolos/desenho) da escola e ou da área da escola para identificar
diferentes espaços e reconhecer as suas funções. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Compreensão do modo como os movimentos de
pessoas, bens, serviços e ideias entre diferentes territórios têm implicações
importantes para as áreas de partida e de chegada. |
|
|
Reconhece que as
pessoas se deslocam (para a escola, para o trabalho, para férias). |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Reconhece as deslocações dos
animais. |
|
|
|
|
|
|
|
Investiga os meios de
transporte. |
|
|
|
Investiga a evolução
das comunicações (pessoais e sociais). |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Observa diferentes
tipos de representações do lugar onde vive, de Portugal e do Mundo, para
identificar formas diversificadas de representar fenómenos físicos e humanos. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Constrói cartazes com fotografias/desenhos/mapas… que ilustrem
diferentes espaços do mundo (continentes, países, regiões, cidades). |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Reconhecimento da utilização dos recursos nas
diversas actividades humanas e como os desequilíbrios podem levar ao seu
esgotamento, à extinção das espécies e à destruição do ambiente. |
|
|
Realiza pequenas
visitas de estudo para identificar problemas geográficos concretos
(construções em leito de cheias, dunas, áreas protegidas, habitações junto a
áreas industriais, lixeiras, aterros sanitários, dificuldades ou conflitos na
circulação de peões e de veículos motorizados nas vilas e cidades, espaços
verdes nas áreas urbanas. |
Identifica alguns
desequilíbrios ambientais provocados pela actividade humana: extinção de
recursos e extinção de espécies animais. |
|
|
|
|
|
|
|
|
Reconhece os efeitos
da poluição atmosférica. |
|
|
|
|
Reconhece a
importância das florestas para a qualidade do ar. |
|
|
|
|
|
|
Reconhece algumas
formas de poluição dos cursos de água e dos oceanos. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Reconhece algumas
formas de poluição sonora. |
|
|
|
|
|
|
Identifica alguns efeitos prejudiciais do ruído. |
|
|
|
|
|
|
|
|
Participação na discussão sobre a importância de
procurar soluções individuais e colectivas visando a qualidade de vida. |
|
Discute temas
relacionados com a qualidade de vida, em assembleia de turma. |
Reconhece a
importância do ar puro e do sol para a saúde. |
Identifica e observa
alguns factores que contribuem para a degradação do meio próximo. |
|
|
|
Conhece a aplica
algumas regras de convivência social. |
Identifica o perigo do
consumo de álcool, tabaco e drogas. |
Enumera possíveis soluções. |
|
Identifica e participa
em formas de promoção do ambiente. |
|
Respeita os interesses
individuais e colectivos. |
Conhece algumas regras
de primeiros socorros. |
|
|
|
Conhece a aplica
formas de harmonização de conflitos: diálogo, consenso e votação. |
Realiza pequenos
debates e ou conversas com convidados exteriore à escola para adquirir
informação sobre os assuntos e temas em estudo. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Organiza exposições na escola, abertas à comunidade, para
apresentar os trabalhos realizados. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Compreensão dos modos de actuação humana face às
características físicas do território. |
|
|
Compara e classifica
plantas segundo critérios diversificados. |
|
|
|
|
|
|
Realiza experiências e
observa as formas de reprodução das plantas. |
|
|
|
|
|
|
Reconhece a utilidade das
plantas. |
|
|
|
Compara e classifica
animais segundo as suas característicasexternas e modo de vida. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Identifica alguns
factores do ambiente que condicionam a vida das plantas e dos animais (Água,
ar, luz, temperatura, solo). |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Realiza experiências. |
|
|
|
Constrói cadeias alimentares
simples. |
|
|
|
Recolhe amostras de diferentes tipos de solo e identifica
algumas das suas características. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS |
|
Pág. 6 |
|
|
ESTUDO DO MEIO |
|
|
|
|
Níveis de desempenho por ano de escolaridade |
|
|
COMPETÊNCIAS
ESPECÍFICAS |
1º ANO |
2º ANO |
3º ANO |
4º ANO |
|
|
|
|
O DINAMISMO DAS INTER-RELAÇÕES ENTRE O NATURAL E
O SOCIAL (continuação) |
Compreensão dos modos de actuação
humana face às características físicas do território. |
|
|
Procura o que se encontra no
solo. |
|
|
|
Recolhe amostras de rochas. |
|
|
|
Reconhece a utilidade
de algumas rochas. |
|
|
|
|
|
|
Distingue formas de
relevo existentes na região. |
|
|
|
|
|
|
Distingue meios
aquáticos existentes na região (curso de água, oceanos, lagos). |
|
|
|
|
|
|
Reconhece nascentes,
foz, margem direita, margem esquerda. |
|
|
|
|
|
|
Observa paisagens,
para identificar elementos naturais e humanos. |
|
|
|
|
|
|
Observa fotografias,
esboços simples, desenhos ou outras imagens de paisagens, para identificar os
elementos naturais e humanos. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Realiza visitas de
estudo na área da escola para observar e identificar elementos naturais
(formas de relevo, rochas, cursos de água, estados do tempo) e humanos
(casas, lojas, indústrias, vias de comunicação, campos de cultura). |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Constrói cartazes
utilizando fotografias/ desenhos para descrever a forma como se distribuem os
elementos naturais e humanos das paisagens observadas. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Investiga costumes e
tradições de outros países. |
|
|
|
|
|
|
Observa diariamente o
tempo que faz (temperatura, vento, nebulosidade, precipitação) e rgista as
observações num cartaz na sala de aula. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Completa planisférios, utilizando cores para localizar
diferentes espaços no mundo (continentes, países, regiões, cidades). |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Reconhecimento das actividades humanas-
primárias, secundárias e terciárias- como fontes de recursos para a
satisfação das necessidades básicas do ser humano e para a melhoria da sua
qualidade de vida; recorrendo à observação directa e indirecta de vários
tipos de actividades económicas. |
Reconhece a
importância das diferentes profissões. |
Conhece modos de vida e funções sociais de
alguns membros da comunidade ( merceeiro, médico…) |
Desenha esboços de
paisagens observadas. |
Reconhece a
agricultura, pecuária, sivicultura, pesca, indústria, comércio e serviços
como actividades económicas importantes de Portugal. |
|
Realiza actividades em
grupo para registar e organizar a informação recolhida no meio local e
regional. |
|
Contacta e descreve
esses diferentes membros, o que fazem, onde trabalham, como trabalham. |
|
|
Realiza jogos e
simulações para compreender de que forma os diferentes factores naturais e
humanos actuam na localização e distribuição dos fenómenos geográficos. |
Identifica os
principais produtos agrícolas portugueses (vinho, azeite, frutos, cereais,
cortiça). |
|
|
|
|
|
|
Identifica os
principais produtos ligados à pecuária (produção de carne, ovos, leite.) |
|
|
|
|
Investiga as
actividades humanas do meio local, o comércio, a agricultura, a criação de
gado, a exploração florestal, a actividade piscatória, a exploração mineira,
a indústria, o turismo, as construções. |
|
|
Identifica os
principais produtos da floresta portuguesa (madeira, resina). |
|
|
|
|
|
|
Identifica os principais produtos da indústria portuguesa
(têxteis, calçado, pasta de papel, conservas, derivados da cortiça). |
|
|
|
|
Investiga sobre as construções de outras regiões ou países. |
|
|
|
|
|
|
|
Conhecimento da existência de objectos
tecnológicos, relacionando-os com a sua utilização em casa e em actividades
económicas. |
|
|
Utiliza as TIC para
recolher informação geográfica e comunicar com outras escolas, noutras
regiões. |
Faz o levantamento de
algumas técnicas utilizadas pelo homem, através do visionamento de imagens ou
do contacto directo como o sistema de regra, adubação, estufas, etc. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Faz o levantamento das
indústrias da região. |
|
|
|
|
|
|
Identifica fontes de energia. |
|
|
|
Faz leituras de contadores de água e de electricidade e
regista-as para a construção de gráficos. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Reconhecimento da importância da evolução
tecnológica e implicações da sua utilização na evolução da sociedade. |
|
Utiliza as tecnologias
disponíveis na Escola. |
Reconhece os meios de
comunicação e investiga a sua evolução. |
Observa alguns
trabalhos agrícolas de sementeiras com métodos tradicionais e modernos. |
|
|
|
|
|
|
|
Investiga algumas técnicas utilizadas pelo homem na agricultura
e indústria que contribuíram para o desenvolvimento da sociedade. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS |
|
Pág. 7 |
|
|
ESTUDO DO MEIO |
|
|
|
|
Níveis de desempenho por ano de escolaridade |
|
|
COMPETÊNCIAS
ESPECÍFICAS |
1º ANO |
2º ANO |
3º ANO |
4º ANO |
|
|
|
|
O DINAMISMO DAS INTER-RELAÇÕES ENTRE O NATURAL E
O SOCIAL (continuação) |
Reconhecimento da importância da
evolução tecnológica e implicações da sua utilização na evolução da
sociedade. |
|
|
|
Discute
os prós e contras da evolução tecnológica. |
|
|
|
|
|
|
Reconhece algumas
indústrias como fontes de poluição. |
|
|
|
|
|
|
Identifica alguns perigos para o homem e ambiente resultantes do
uso abusivo de produtos químicos na agricultura, e cuidados a ter com os
alimentos. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Realização de actividades experimentais simples
para identificação de algumas propriedades dos materiais, relacionando-os com
as suas aplicações. |
Realiza experiências simples. |
Manuseia objectos em
situações concretas (tesoura, martelo, sacho, serrote). |
Realiza experiências:
com a luz, com ímanes, mecânica- força, equilíbrio, roldanas, electricidade,
pêndulos. |
Classifica alguns materiais |
Compara
materiais de acordo com a sua forma, textura, cor, sabor, cheiro. |
Realiza experiências
com alguns objetos de uso corrente. |
Agrupa-os
segundo essas propriedades. |
Reconhece a sua
utilidade e identifica cuidados na sua utilização. |
Realiza experiências
com a água, electricidade e ar. |
Realiza
experiências com água. |
Utiliza objectos em situações
concretas. |
Verifica
a invariabilidade do volume independentemete da forma do recipiente. |
|
Sabe utilizar e conservar os
objectos. |
|
|
|
|
|
|
|
Indica
as propriedades físicas da água. |
|
|
|
Reconhece
a existência de materiais que flutuam e não flutuam. |
|
|
|
|
|
|
Identifica
materiais com essas características. |
|
|
|
|
|
|
Reconhece
o efeito da água nas substâncias (molha, dissolve, torna moldável). |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Identifica
sons do meio ambiente. |
|
|
|
Produz
sons. |
|
|
|
Manuseia
objectos em situações concretas. |
|
|
|
|
|
|
Conhece regras de utilização e conservação dos
objectos. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Realização de registos e de medições simples
utilizando instrumentos e unidades adequados. |
Regista o tempo que faz. |
Regista as condições
atmosféricas diárias. |
Registo metereológico local. |
Observa o
comportamento dos materiais face à variação da temperatura, pressão
atmosférica. |
|
Compara os resultados
obtidos com os registos nacionais.( jornais, revistas). |
|
|
|
|
Regista os dados
fornecidos pelas experiências. |
|
|
|
|
|
|
Retira conclusões. |
|
|
|
|
|
|
|
|
Compara edifícios de
construção recente e de construção antiga. |
Conhece os efeitos da
evolução tecnológica na qualidade de vida das populações. |
Compreensão
da intervenção humana actual em comparação com épocas históricas diferentes. |
|
|
|
|
Conhece os monumentos
locais, regionais e alguns nacionais. |
|
|
Identifica problemas
causados pelo homem ao longo dos tempos. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Adquire uma
perspectiva histórica sobre esses monumentos. |
Apresenta sugestões
para melhorar e atenuar a degradação ambiental. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Verifica os principais
materiais de construção utilizados nesses edifícios. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Verifica a evolução dos materiais e técnicas utilizadas. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Observação da multiplicidade de formas, características e
transformações que ocorrem nos seres vivos e materiais. |
Observa plantas em
diferentes fases da sua vida. |
Observação das
transformações do bicho da seda, ao longo da sua vida. |
|
|
|
|
Semeia
uma planta e regista as diferentes fases do seu crescimento. |
|
|
|
|
|
|
Observa
animais em diferentes fases da sua vida. |
|
|
|
|
|
|
Descreve
algumas características de um ser vivo (animal ou planta). |
|
|
|
|
|
|
Indica
animais que vivem na proximidade do homem. |
|
|
|
|
|
|
Indica
animais que vivem em liberdade. |
|
|
|
Reconhece onde existe água na natureza. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Identificação de relações entre as características
físicas e químicas do meio e as características e comportamentos dos seres
vivos. |
|
Identifica os órgãos dos
sentidos. |
Observa e regista os
diferentes tipos de clima e relevo e a sua influência nos seres vivos. |
|
|
Localiza no corpo os
órgãos dos sentidos. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS |
|
Pág. 8 |
|
|
ESTUDO DO MEIO |
|
|
|
|
Níveis de desempenho por ano de escolaridade |
|
|
COMPETÊNCIAS
ESPECÍFICAS |
1º ANO |
2º ANO |
3º ANO |
4º ANO |
|
|
|
|
O DINAMISMO DAS INTER-RELAÇÕES ENTRE O NATURAL E
O SOCIAL (continuação) |
Identificação dos processos
vitais comuns a seres vivos dependentes do funcionamento de sistemas
orgânicos. |
Reconhece
que os seres vivos nascem, crescem, alimentam-se, reproduzem-se e morrem. |
Distingue
objctos pelo cheiro, sabor, textura, forma. |
Realiza
experiências com plantas e animais em diferentes sistemas orgânicos. |
Reconhece a existência dos
ossos. |
Reconhece
as suas funções (suporte e protecção). |
Distingue
sons, cheiros e cores do ambiente que o cerca (vozes, ruídos de máquinas,
cores, cheiros de flores9. |
Reconhece
a importância vital da água. |
Observa as funções
vitais das plantas e dos animais. |
Observa, em
representação, o corpo humano. |
Reconhece
a necessidade vital dos alimentos. |
Faz
registos dessa observação. |
Reconhece a existência de
músculos. |
|
|
|
Reconhece as suas
funções (movimento e suporte). |
|
|
|
|
|
|
Observa, em
representação os músculos humanos. |
|
|
|
|
|
|
Identifica a função de protecção
da pele. |
|
|
|
|
|
Conhecimento das modificações que se vão
operando com o crescimento e envelhecimento, relacionando-as com os
principais estádios do ciclo de vida humana. |
Indica algumas
características observadas nas diferentes fases da vida dos seres vivos. |
Reconhece as
modificações do seu corpo( queda dos dentes de leite e nascimento da dentição
definitiva). |
Observa a árvore
genealógica e verifica as alterações físicas dos membros da família. |
|
|
|
Sequencia
imagens relacionadas com as fases de vida dos seres vivos. |
|
Consulta fotografias
das comemorações familiares. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Reconhecimento de que a sobrevivência e o bem
estar humanos dependem de hábitos individuais de alimentação equilibrada, de
higiene, de actividade física e de regras de segurança e de prevenção. |
Reconhece e aplica
normas de higiene corporal, de alimentação. |
Conhece e aplica
normas de higiene do corpo, de alimentação, do vestuário e dos espaços de uso
colectivo. |
Consulta e analisa a roda dos
alimentos. |
Identifica alguns
cuidados a ter com a exposição ao sol. |
Elabora
ementas equilibradas. |
reconhece
e aplica normas de higiene na habitação, na Escola. |
Verifica a necessidade
de uma boa higiene para uma vida saudável. |
Reconhece algumas
regras de primeiros socorros. |
Identifica
alguns cuidados a ter com a visão e audição. |
Reconhece
a importância de posturas correctas. |
Conhece algumas
medidas elementares a ter em conta em casos de queimaduras solares, fracturas
e distensões. |
Reconhece
a importância da vacinação para a saúde. |
Verifica a necessidade
de exercício físico. |
Reconhece
a necessidade de exercício físico. |
Conhece
e aplica normas de prevenção rodoviária (sinais de trânsito úteis para o dia
a dia da criança). |
Reconhece a
necessidade de cumprir regras de segurança, faz simulacros e planos de
emergência. |
Reconhece
a necessidade de repouso. |
Conhece e aplica
regras de prevenção de incêndios (habitações, locais públicos e florestas). |
Reconhece
as normas de vigilância de saúde. |
Identifica
alguns cuidados na utilização dos transportes públicos e de passagens de
nível. |
|
Reconhece
as normas de prevenção rodoviária. |
|
Conhece as regras de
segurança anti-sísmicas (prevenção e comportamentos a ter durante e depois de
um sismo). |
|
Reconhece
as normas de prevenção de acidentes rodoviários. |
Conhece e aplica
normas de segurança na praia, nos rios, nas piscinas. |
|
|
|
Reconhece
os cuidados a ter com a electricidade. |
|
|
|
|
|
|
Reconhece a sinalização relativa à segurança. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|