COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS Pág. 1
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Níveis de desempenho por ano de escolaridade
COMPETÊNCIAS  ESPECÍFICAS 1º ANO 2º ANO 3º ANO 4º ANO
A LOCALIZAÇÃO NO ESPAÇO E NO TEMPO
Reconhecimento e identificação de elementos espácio-temporais que se referem a acontecimentos, factos, marcas da história pessoal e familiar, da história local e nacional. Descreve a sucessão dos actos praticados ao longo do dia, da semana. Descreve a sucessão de actos praticados ao longo do dia, da semana. Estabelece relações de parentesco. Pesquisa sobre o passado de uma instituição local (escola, autarquia).
Constrói uma árvore genealógica simples (até aos avós).
Estabelece relações de anterioridade , posterioridade e simultâneidade. Elabora diários (individual e colectivamente) e regista datas. Conhece personagens e factos da história nacional com relevância para o meio local.
Sabe a sua data de nascimento e a de familiares mais próximos.
Reconhece unidade de tempo dia e semana. Constrói árvores genealógicas para estabelecer relações de parentesco.
Sabe a sua narturalidade e nacionalidade e a dos familiares mais próximos. Conhece personagens e factos da história nacional com relevância para o meio local.
Exprime aspirações. Localiza, em linhas de tempo, efemérides da vida pessoal, familiar ou colectiva.
Conhece monumentos, construções antigas, da sua localidade e alguns a nível nacional.
Inspira projectos para um futuro próximo Constitui álbuns com fotografias e materiais que documentem a "história" da escola, da turma, etc. Conhece factos históricos que se relacionem com os feriados nacionais e o seu significado
Identifica a casa como um espaço privilegiado de vivências familiares. Sabe a história desses monumentos.
Informa-se sobre o passado de colectividades, serviços de saúde, correios, bancos, organizações religiosas, autarquias.   Localiza os factos e as datas estudadas no friso cronológico da história de Portugal.
Reconhece os diferentes espaços da casa e suas funções  
 
Estabelce relações de parentesco.    
Representa a família.      
Conhece nomes próprios e apelidos      
Reconhece sexos e idade.      
Reconhece nomes, sexo e idades de amigos, familiares e vizinhos.      
     
Reconhece a escola como espaço de aprendizagem e convívio      
     
         
Reconhecimento e utilização dos elementos que permitem situar-se no lugar onde vive, nomeadamente através da leitura de mapas, utilizando a legenda, para comparar a localização, configuração, dimensão e limites de diferentes espaços na superfície terrestre (Portugal, Europa, Mundo).        
  Utiliza horários e calendários, reconhecendo os dias da semana, meses e estacções do ano. Sabe traçar/ desenhar um itinerário entre a sua casa e a escola, legendando alguns pontos de referência. Reconhece aglomerados populacionais- aldeias, vilas e cidades.
 
  Identifica as cidades do seu distrito, localiza-as no mapa.
  Reconstitui itinerários realizados diariamente
  Sabe consultar um mapa concelhio, distrital e nacional. Localiza no mapa a capital do país.
  Descreve itinerários simples, localizando pontos de partida e de chegada.
  Sabe localizar Portugal na Europa e no Mundo. Localiza no mapa as capitais de distrito.
  Utiliza e elabora a planta da escola, identificando espaços e funções.
    Localiza no mapa alguns aspectos da costa portuguesa.
  Representa os diferentes espaços da localidade, do bairro, relacionando as respectivas funções (habitação, comércio, lazer).  
    Localiza Portugal no mapa da Europa, no planisfério e no globo.
   
    Reconhece a fronteira terrestre de Portugal com a Espanha.
  Observa os espaços de forma directa e através de meios audio- visuais.  
    Reconhece o Oceano Atlântico como fronteira marítima de Portugal.
   
         
Reconhecimento e utilização no quotidiano de unidades de referência temporal     Conhece a década e o século. Reconhece unidades de tempo, a década e o século.
     
    Identifica o século em que nasceu, assim como os seus familiares mais próximos.
   
     
    Conhece datas históricas importantes ao nível local, do concelho e a nível nacional.
   
   
     
    Sabe o porquê de alguns feriados nacionais.
   
Utilização de plantas e elaboração de maquetes (escola, casa, bairro, localidade), com identificação dos espaços e das respectivas funções.        
  Observa fotografias, vídeos ou textos, acerca das características físicas do meio local. Consulta maquetes com pontos de referência fixos em relação a outros pontos.  
   
   
  Observa diferentes espaços da escola e explica as funções de cada um.    
     
       
  Visita locais ligados ao passado local.    
         
Localização relativa dos elementos naturais e humanos da paisagem, utilizando a posição de observador como elemento de referência, bem como os rumos da rosa dos ventos (N.S.E.O.).     Conhecer os pontos cardeais através da posição do sol (manhã, meio dia, à tarde).  
     
    Conhecer formas de utilização do bússola relativa a determinados elementos, para orientação.
     Identificar o ponto cardeal de determinado lugar dentro da localidade e/ou localidades vizinhas, tendo como ponto de referência o local onde se encontram.
   
   
     
     
       
       
         
Utilização de alguns processos de orientação como forma de se localizar e deslocar na Terra.     Saber deslocar-se para um determinado ponto cardeal utilizando o Sol e/ou a bússola. Conhece formas de orientação através do sol e da bússola.
   
     
       
       
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ESTUDO DO MEIO
Níveis de desempenho por ano de escolaridade
COMPETÊNCIAS  ESPECÍFICAS 1º ANO 2º ANO 3º ANO 4º ANO
O CONHECIMENTO DO AMBIENTE NATURAL E SOCIAL
Utilização de vestígios de outras épocas como fontes de informação para reconstituir o passado, compreendê-lo e organizar o presente. Assume e revela atitudes de curiosidade e pesquisa. Reconhece datas e factos significativos da sua vida. Sabe, om alguma profundidade a história dos monumentos locais e alguns a nível nacional. Sabe pesquisar, recorrendo a fontes orais e documentais para a reconstituição do passado.
Conhece-se a si mesmo, valorizando a sua identidade e raízes.  
Localiza numa linha de tempo datas e actos significativos.   Conhece personagens e factos da história nacional e local.
   
      Conhece os factos históricos que se relacionam com os feriados nacionais e seu significado.
     
     
      Localiza os factos e as datas estudadas no friso cronológico da história de Portugal.
     
     
      Conhece unidades de tempo: o século.
     
      Reconhece símbolos nacionais, a bandeira e o hino nacional.
     
         
Reconhecimento de aglomerados populacionais (aldeias, vilas e cidades) e identificação das cidades do seu distrito em diferentes documentos cartográficos (fotografias, plantas, mapas e fotografias aéreas). Aplica conhecimentos básicos sobre o meio físico envolvente. Reconhece aglomerados populacionais (aldeias, vilas e cidades). Identifica . sua nacionalidade e naturalidade Cria situações que levam ao reconhecimento dos diversos aglomerados populacionais (deslocações, pesquisas, consultas, troca de correspondência).
Identifica o sítio onde mora.   Sabe localizar a sua aldeia, concelho e distrito.
 
  Distingue freguesia, concelho e distrito.
    Regista os espaços conhecidos ou explorados através de desenhos, plantas, maquetes, traçando itinerários.
  Distingue aldeia, vila e cidade.
   
   
    Identifica a cidade do seu distrito em mapas, plantas. Identifica e localiza no mapa as cidades do seu país e a capital.
   
         
         
Reconhecimento de representações diversas da Terra, utilizando imagens de satélite, fotografias aéreas, globos e mapas.     Sabe localizar a terra no Sistema Solar (3º planeta a contar do Sol). Recolhe material diversificado relacionado com a forma da Terra.
   
    Identifica o planeta em que vivemos. Observa globos, mapas, fotografias aéreas, imagens de satélite.
   
      Observa a localização do Sol ao nascer e ao pôr.
     
      Compreende as razões de existência do dia e da noite e a sua relação com o movimento da rotação da terra, utilizando um globo e uma lanterna.
     
     
     
         
Compreensão das razões da existência de dia e noite e da sua relação com o movimento de rotação da Terra.     Reconhece a mobilidade da Terra (movimento de rotação).  
   
  Sabe que o foco luminoso da Terra é o Sol.  
     
  Sabe que a terra só pode ser iluminada uma parte de cada vez.  
     
         
         
Caracterização das estações do ano utilizando diversos indicadores resultantes da observação directa e indirecta Observa, compara e relaciona os principais elementos do meio físico, aplicando técnicas de observação, recolha de informação e registo. Reconhece unidades de tempo: o mês e o ano. Está atento às mudanças climáticas.  
 
Identifica o ano comum e o ano bissexto. Regista as condições atmosféricas diárias.  
 
  Relaciona as estacções do ano com os estados de tempo característicos Representa sob a forma de gráfico os resultados semanais.  
   
    Tira concusões.  
     
    Relaciona as estacções do ano com o tempo característico de cada uma.  
     
         
Reconhecimento da existência de diferentes astros e de que a Terra faz parte do Sistema Solar.     Reconhece o Sol como fonte de luz e calor Observa directamente os astros e verifica que existem diferenças entre eles.
   
    Verifica as posições do Sol ao longo do dia.
    Regista essas observações.
    Distingue estrelas de planetas.
    Investiga acerca do Planeta Terra.
     
      Observa num modelo o sistema solar e localiza a Terra, no mesmo.
     
         
Análise de evidências na explicação científica da forma da Terra e das fases da Lua.     Constata a forma da Terra através de fotografias, ilustracções. Investiga e recolhe informação sobre as várias explicações científicas acerca da forma da Terra e das fases da Lua ( viagem de circun-navegação, afastamento ou aproximação dum navio, fotografias tiradas do espaço, linha do horizonte).
   
    Observa e representa os aspectos da Lua.
   
    Observa num modelo o sistema solar.
   
     
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ESTUDO DO MEIO
Níveis de desempenho por ano de escolaridade
COMPETÊNCIAS  ESPECÍFICAS 1º ANO 2º ANO 3º ANO 4º ANO
O CONHECIMENTO DO AMBIENTE NATURAL E SOCIAL (continuação)
Observação directa dos aspectos naturais e humanos do meio e realização de actividades práticas e trabalho de campo no meio envolvente à escola. Sabe comunicar as informações recolhidas e tratadas. Observa aspectos característicos do meio envolvente, barragem, rio. Contacta directamente com o meio envolvente (relevo, fauna, flora, tipo de habitação, costumes e tradições). Observa os aspectos físicos do meio envolvente.
     
    Recolhe informações sobre a vida profissional, económica e social das pessoas.
    Realiza investigações e experiências
   
    Recolhe informação.  
    Comunica e partilha conhecimentos adquiridos.  
     
         
Reconhecimento de semelhanças e diferenças entre lugares tendo em conta as diversas formas de ocupação e uso da superfície terrestre. Reconhece e valoriza o património histórico e etnográfico, revelando atitudes de respeito por outros povos e culturas.   Observa directa ou indirectamente lugares da superfície terrestre. Reconhece aglomerados populacionais (aldeias, vilas e cidades).
 
  Observa os diferentes espaços do seu bairro ou localidade (habitação, comércio, lazer). Identifica as cidades do seu distrito e localiza-as no mapa.
 
    Localiza no mapa a capital do País.
    Reconhece funções desses espaços. Localiza no mapa as capitais de distrito.
    Reconhece semelhanças e diferenças entre espaços. Localiza Portugal no mapa da Europa, no Planisfério e no Globo.
   
      Reconhece a fronteira terrestre com a Espanha.
     
      Localiza no planisfério e no globo os países lusófonos.
     
      Faz o levantamento dos países onde os colegas tenham familiares emigrados.
     
         
         
         
Reconhecimento da existência de semelhanças e diferenças entre seres vivos, entre rochas e outros solos e da necessidade da sua classificação Utiliza processos simples de conhecimento da realidade próxima, observando-a e descrevendo-a. Observa e identifica as plantas mais comuns existentes no ambiente próximo (espontâneas, cultivadas). Observa plantas, animais, solo de uma região.  
 
Recolhe amostras e estabelece comparações  
  Reconhece diferentes ambientes onde vivem as plantas.  
  Faz registos.  
  Conhece partes constitutivas das plantas mais comuns (raíz, caule, folhas, flores e frutos). Agrupa segundo as características de cada um.  
   
     
  Regista variações do aspecto, ao longo do ano, de um arbusto ou de uma árvore.    
     
  Observa e identifica alguns animais mais comuns existentes no ambiente próximo (selvagens e domésticos).    
     
     
  Reconhece ambientes onde vivem os animais (terra, água, ar).    
     
  Reconhece características de acordo com o sítio onde vivem os animais (terra, água, ar).    
     
     
  Reconhece características externas de alguns animais.    
     
  Recolhe dados sobre o modo de vida desses animais.    
     
         
Explicação de alguns fenómenos com base nas propriedades dos materiais. Sabe tratar e comunicar as informações recolhidas. Realiza experiências com alguns materiais e objectos de uso corrente (sal, açúcar, vidro, madeira). Agrupa materiais seguindo critérios. Realiza experiências com alguns materiais e objectos de uso corrente (sal, leite, açúcar).
Realiza experiências com diferentes materiais.
 
  Compara materiais segundo algumas das suas propriedades (flexibilidade, resistência, solubilidade, dureza, transparência, combustibilidade). Efectua registos e tira conclusões. Realiza experiências com água.
  Comunica as descobertas feitas. Realiza experiências com a electricidade.
    Realiza experiências com o ar.
    Realiza experiências com o som.
  Agrupa materiais segundo essas propriedades.   Manuseia objectos em situações concretas.
   
  Relaciona essas propriedades com a utilidade dos materiais.    
     
  Identifica a sua origem (natural/ artificial).    
       
  Reconhece a existência do ar através da realização de experiências.    
     
  Reconhece o ar em movimento (ventos, correntes de ar).    
     
  Utiliza diversos materiais para o registo das observações efectuadas (máquina fotográfica, computador, câmara de vídeo).    
     
     
     
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ESTUDO DO MEIO
Níveis de desempenho por ano de escolaridade
COMPETÊNCIAS  ESPECÍFICAS 1º ANO 2º ANO 3º ANO 4º ANO
O CONHECIMENTO DO AMBIENTE NATURAL E SOCIAL (continuação)
Reconhecimento da importância da ciência e da tecnologia na observação de fenómenos.     Pesquisa em livros, enciclopédias, internet sobre determinado assunto. Reconhece a agricultura, pecuária, sivicultura, pesca, indústria, comércio e serviços como actividades económicas importantes em Portugal.
   
     
    Regista a observação obtida.
      Identifica os principais produtos agrícolas portugueses.
    Sabe utilizar o computador e a Internet.
    Tira conclusões sobre os benefícios das novas tecnologias. Identifica os principais produtos da floresta portuguesa.
   
      Identifica os principais produtos ligados à pecuária.
     
       
      Identifica os principais produtos da indústria portuguesa.
     
      Identifica e observa alguns factores que contribuem para a degradaçãodo meio próximo.
     
     
      Enumera possíveis soluções.
      Identifica e participa em formas de promoção do ambiente.
     
     
      Reconhece os efeitos da poluiçao atmosférica.
     
      Reconhece a importância das florestas para a qualidade do ar.
     
      Reconhece algumas formas de poluição dos cursos de água e dos oceanos.
     
      Reconhece algumas formas de poluição sonora.
     
      Identifica alguns desequilíbrios ambientais provocados pela actividade humana.
     
     
COMPETÊNCIAS  ESPECÍFICAS 1º ANO 2º ANO 3º ANO 4º ANO
O DINAMISMO DAS INTER-RELAÇÕES ENTRE O NATURAL E O SOCIAL
Resolução de situações que envolvam deslocações, localizações e distâncias em espaços familiares e, por associação e comparação, situar-se relativamente a espaços longínquos. Descreve itinerários identificando pontos de referência.   Descreve itinerários não diários (passeios, visitas de estudo, férias).  
   
Indica itinerários alternativos.   Localiza espaços em relação a um ponto de referência.  
Compara itinerários em relação à distância e à segurança.    
  Identifica processos de orientação(sol, bússola).  
Indica itinerários possíveis ou não de se percorrerem a pé..    
  Conhece os símbolos locais (bandeiras e brasões) da freguesia, do concelho e do distrito.  
Representa, desenhando ou pintando, itinerários usando os pontos de referência.    
   
  Conhece os símbolos nacionais  a bandeiras e o hino.  
     
    Conhece os símbolos regionais (bandeiras dos Açores e da Madeira)  
     
    Formula um conjunto de questões sobre o ambiente geográfico da área da escola.  
     
    Faz um esboço da planta da escola e da casa, reconhecendo e identificando as funções de cada um dos espaços.  
     
     
    Descreve verbalmente de uma forma clara o caminho casa- escola, identificando e localizando diferentes pontos do percurso relativamente aos elementos naturais e humanos da paisagem.  
     
     
     
     
    Realiza jogos de orientação para seguir direcções, utilizando os termos norte, sul, este, oeste.  
     
     
    Constrói maquetes do meio envolvente à escola, representando elementos humanos (casas, estradas, jardins…) e elementos naturais (rios, elevações, vales, praias).  
     
     
     
     
    Descobre e localiza lugares conhecidos, ruas, cruzamentos, lojas, a escola, paragem de autocarro, numa planta da área da escola.  
     
     
     
    Utiliza mapas de várias escalas para localizar a escola, a casa, o lugar (aldeia, bairro), a freguesia, o concelho, em relação à região do país onde vive.  
     
     
     
    Utiliza mapas de várias escalas para localizar Portugal na Península Ibérica, na europa e no mundo.  
     
     
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ESTUDO DO MEIO
Níveis de desempenho por ano de escolaridade
COMPETÊNCIAS  ESPECÍFICAS 1º ANO 2º ANO 3º ANO 4º ANO
O DINAMISMO DAS INTER-RELAÇÕES ENTRE O NATURAL E O SOCIAL (continuação)
Resolução de situações que envolvam deslocações, localizações e distâncias em espaços familiares e, por associação e comparação, situar-se relativamente a espaços longínquos.     Desenha mapas mentais reais ou imaginários, utilizando figuras e símbolos para ilustrar os lugares descritos em histórias ou o trajecto casa- escola.  
     
     
     
    Constói uma planta funcional simples (utiliza cores/ símbolos/desenho) da escola e ou da área da escola para identificar diferentes espaços e reconhecer as suas funções.  
     
     
     
     
         
Compreensão do modo como os movimentos de pessoas, bens, serviços e ideias entre diferentes territórios têm implicações importantes para as áreas de partida e de chegada.     Reconhece que as pessoas se deslocam (para a escola, para o trabalho, para férias).  
     
     
       
    Reconhece as deslocações dos animais.  
       
    Investiga os meios de transporte.  
    Investiga a evolução das comunicações (pessoais e sociais).  
     
       
    Observa diferentes tipos de representações do lugar onde vive, de Portugal e do Mundo, para identificar formas diversificadas de representar fenómenos físicos e humanos.  
     
     
     
    Constrói cartazes com fotografias/desenhos/mapas… que ilustrem diferentes espaços do mundo (continentes, países, regiões, cidades).  
     
     
     
         
Reconhecimento da utilização dos recursos nas diversas actividades humanas e como os desequilíbrios podem levar ao seu esgotamento, à extinção das espécies e à destruição do ambiente.     Realiza pequenas visitas de estudo para identificar problemas geográficos concretos (construções em leito de cheias, dunas, áreas protegidas, habitações junto a áreas industriais, lixeiras, aterros sanitários, dificuldades ou conflitos na circulação de peões e de veículos motorizados nas vilas e cidades, espaços verdes nas áreas urbanas. Identifica alguns desequilíbrios ambientais provocados pela actividade humana: extinção de recursos e extinção de espécies animais.
   
   
   
    Reconhece os efeitos da poluição atmosférica.
   
    Reconhece a importância das florestas para a qualidade do ar.
   
   
    Reconhece algumas formas de poluição dos cursos de água e dos oceanos.
     
     
      Reconhece algumas formas de poluição sonora.
     
      Identifica alguns efeitos prejudiciais do ruído.
     
         
Participação na discussão sobre a importância de procurar soluções individuais e colectivas visando a qualidade de vida.   Discute temas relacionados com a qualidade de vida, em assembleia de turma. Reconhece a importância do ar puro e do sol para a saúde. Identifica e observa alguns factores que contribuem para a degradação do meio próximo.
 
 
  Conhece a aplica algumas regras de convivência social. Identifica o perigo do consumo de álcool, tabaco e drogas. Enumera possíveis soluções.
  Identifica e participa em formas de promoção do ambiente.
  Respeita os interesses individuais e colectivos. Conhece algumas regras de primeiros socorros.
   
  Conhece a aplica formas de harmonização de conflitos: diálogo, consenso e votação. Realiza pequenos debates e ou conversas com convidados exteriore à escola para adquirir informação sobre os assuntos e temas em estudo.  
   
   
     
    Organiza exposições na escola, abertas à comunidade, para apresentar os trabalhos realizados.  
     
     
         
Compreensão dos modos de actuação humana face às características físicas do território.     Compara e classifica plantas segundo critérios diversificados.  
     
    Realiza experiências e observa as formas de reprodução das plantas.  
     
    Reconhece a utilidade das plantas.  
    Compara e classifica animais segundo as suas característicasexternas e modo de vida.  
     
     
    Identifica alguns factores do ambiente que condicionam a vida das plantas e dos animais (Água, ar, luz, temperatura, solo).  
     
     
     
    Realiza experiências.  
    Constrói cadeias alimentares simples.  
    Recolhe amostras de diferentes tipos de solo e identifica algumas das suas características.  
     
     
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ESTUDO DO MEIO
Níveis de desempenho por ano de escolaridade
COMPETÊNCIAS  ESPECÍFICAS 1º ANO 2º ANO 3º ANO 4º ANO
O DINAMISMO DAS INTER-RELAÇÕES ENTRE O NATURAL E O SOCIAL (continuação)
Compreensão dos modos de actuação humana face às características físicas do território.     Procura o que se encontra no solo.  
    Recolhe amostras de rochas.  
    Reconhece a utilidade de algumas rochas.  
     
    Distingue formas de relevo existentes na região.  
     
    Distingue meios aquáticos existentes na região (curso de água, oceanos, lagos).  
     
    Reconhece nascentes, foz, margem direita, margem esquerda.  
     
    Observa paisagens, para identificar elementos naturais e humanos.  
     
    Observa fotografias, esboços simples, desenhos ou outras imagens de paisagens, para identificar os elementos naturais e humanos.  
     
     
     
    Realiza visitas de estudo na área da escola para observar e identificar elementos naturais (formas de relevo, rochas, cursos de água, estados do tempo) e humanos (casas, lojas, indústrias, vias de comunicação, campos de cultura).  
     
     
     
     
     
    Constrói cartazes utilizando fotografias/ desenhos para descrever a forma como se distribuem os elementos naturais e humanos das paisagens observadas.  
     
     
     
    Investiga costumes e tradições de outros países.  
     
    Observa diariamente o tempo que faz (temperatura, vento, nebulosidade, precipitação) e rgista as observações num cartaz na sala de aula.  
     
     
     
     
    Completa planisférios, utilizando cores para localizar diferentes espaços no mundo (continentes, países, regiões, cidades).  
     
     
     
         
Reconhecimento das actividades humanas- primárias, secundárias e terciárias- como fontes de recursos para a satisfação das necessidades básicas do ser humano e para a melhoria da sua qualidade de vida; recorrendo à observação directa e indirecta de vários tipos de actividades económicas. Reconhece a importância das diferentes profissões.  Conhece modos de vida e funções sociais de alguns membros da comunidade ( merceeiro, médico…) Desenha esboços de paisagens observadas. Reconhece a agricultura, pecuária, sivicultura, pesca, indústria, comércio e serviços como actividades económicas importantes de Portugal.
  Realiza actividades em grupo para registar e organizar a informação recolhida no meio local e regional.
  Contacta e descreve esses diferentes membros, o que fazem, onde trabalham, como trabalham.
 
  Realiza jogos e simulações para compreender de que forma os diferentes factores naturais e humanos actuam na localização e distribuição dos fenómenos geográficos. Identifica os principais produtos agrícolas portugueses (vinho, azeite, frutos, cereais, cortiça).
   
   
    Identifica os principais produtos ligados à pecuária (produção de carne, ovos, leite.)
   
    Investiga as actividades humanas do meio local, o comércio, a agricultura, a criação de gado, a exploração florestal, a actividade piscatória, a exploração mineira, a indústria, o turismo, as construções.
    Identifica os principais produtos da floresta portuguesa (madeira, resina).
   
   
    Identifica os principais produtos da indústria portuguesa (têxteis, calçado, pasta de papel, conservas, derivados da cortiça).
   
    Investiga sobre as construções de outras regiões ou países.
   
         
Conhecimento da existência de objectos tecnológicos, relacionando-os com a sua utilização em casa e em actividades económicas.     Utiliza as TIC para recolher informação geográfica e comunicar com outras escolas, noutras regiões. Faz o levantamento de algumas técnicas utilizadas pelo homem, através do visionamento de imagens ou do contacto directo como o sistema de regra, adubação, estufas, etc.
   
   
     
     
      Faz o levantamento das indústrias da região.
     
      Identifica fontes de energia.
      Faz leituras de contadores de água e de electricidade e regista-as para a construção de gráficos.
     
     
     
         
Reconhecimento da importância da evolução tecnológica e implicações da sua utilização na evolução da sociedade.   Utiliza as tecnologias disponíveis na Escola. Reconhece os meios de comunicação e investiga a sua evolução. Observa alguns trabalhos agrícolas de sementeiras com métodos tradicionais e modernos.
 
     
      Investiga algumas técnicas utilizadas pelo homem na agricultura e indústria que contribuíram para o desenvolvimento da sociedade.
     
     
     
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ESTUDO DO MEIO
Níveis de desempenho por ano de escolaridade
COMPETÊNCIAS  ESPECÍFICAS 1º ANO 2º ANO 3º ANO 4º ANO
O DINAMISMO DAS INTER-RELAÇÕES ENTRE O NATURAL E O SOCIAL (continuação)
Reconhecimento da importância da evolução tecnológica e implicações da sua utilização na evolução da sociedade.       Discute os prós e contras da evolução tecnológica.
     
      Reconhece algumas indústrias como fontes de poluição.
     
      Identifica alguns perigos para o homem e ambiente resultantes do uso abusivo de produtos químicos na agricultura, e cuidados a ter com os alimentos.
     
     
     
         
Realização de actividades experimentais simples para identificação de algumas propriedades dos materiais, relacionando-os com as suas aplicações. Realiza experiências simples. Manuseia objectos em situações concretas (tesoura, martelo, sacho, serrote). Realiza experiências: com a luz, com ímanes, mecânica- força, equilíbrio, roldanas, electricidade, pêndulos. Classifica alguns materiais
Compara materiais de acordo com a sua forma, textura, cor, sabor, cheiro. Realiza experiências com alguns objetos de uso corrente.
Agrupa-os segundo essas propriedades. Reconhece a sua utilidade e identifica cuidados na sua utilização. Realiza experiências com a água, electricidade e ar.
Realiza experiências com água. Utiliza objectos em situações concretas.
Verifica a invariabilidade do volume independentemete da forma do recipiente.   Sabe utilizar e conservar os objectos.  
     
     
Indica as propriedades físicas da água.      
Reconhece a existência de materiais que flutuam e não flutuam.      
     
Identifica materiais com essas características.      
     
Reconhece o efeito da água nas substâncias (molha, dissolve, torna moldável).      
     
     
Identifica sons do meio ambiente.      
Produz sons.      
Manuseia objectos em situações concretas.      
     
Conhece regras de utilização e conservação dos objectos.      
     
         
Realização de registos e de medições simples utilizando instrumentos e unidades adequados. Regista o tempo que faz. Regista as condições atmosféricas diárias. Registo metereológico local. Observa o comportamento dos materiais face à variação da temperatura, pressão atmosférica.
  Compara os resultados obtidos com os registos nacionais.( jornais, revistas).
 
      Regista os dados fornecidos pelas experiências.
     
      Retira conclusões.
         
      Compara edifícios de construção recente e de construção antiga. Conhece os efeitos da evolução tecnológica na qualidade de vida das populações.
Compreensão da intervenção humana actual em comparação com épocas históricas diferentes.    
    Conhece os monumentos locais, regionais e alguns nacionais.
    Identifica problemas causados pelo homem ao longo dos tempos.
     
     
      Adquire uma perspectiva histórica sobre esses monumentos. Apresenta sugestões para melhorar e atenuar a degradação ambiental.
     
     
      Verifica os principais materiais de construção utilizados nesses edifícios.  
       
       
      Verifica a evolução dos materiais e técnicas utilizadas.  
       
       
         
Observação da multiplicidade de formas, características e transformações que ocorrem nos seres vivos e materiais. Observa plantas em diferentes fases da sua vida. Observação das transformações do bicho da seda, ao longo da sua vida.    
   
Semeia uma planta e regista as diferentes fases do seu crescimento.      
     
Observa animais em diferentes fases da sua vida.      
     
Descreve algumas características de um ser vivo (animal ou planta).      
     
Indica animais que vivem na proximidade do homem.      
     
Indica animais que vivem em liberdade.      
Reconhece onde existe água na natureza.      
       
         
Identificação de relações entre as características físicas e químicas do meio e as características e comportamentos dos seres vivos.   Identifica os órgãos dos sentidos. Observa e regista os diferentes tipos de clima e relevo e a sua influência nos seres vivos.  
  Localiza no corpo os órgãos dos sentidos.  
   
       
       
       
       
COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS Pág. 8
ESTUDO DO MEIO
Níveis de desempenho por ano de escolaridade
COMPETÊNCIAS  ESPECÍFICAS 1º ANO 2º ANO 3º ANO 4º ANO
O DINAMISMO DAS INTER-RELAÇÕES ENTRE O NATURAL E O SOCIAL (continuação)
Identificação dos processos vitais comuns a seres vivos dependentes do funcionamento de sistemas orgânicos. Reconhece que os seres vivos nascem, crescem, alimentam-se, reproduzem-se e morrem. Distingue objctos pelo cheiro, sabor, textura, forma. Realiza experiências com plantas e animais em diferentes sistemas orgânicos. Reconhece a existência dos ossos.
Reconhece as suas funções (suporte e protecção).
Distingue sons, cheiros e cores do ambiente que o cerca (vozes, ruídos de máquinas, cores, cheiros de flores9.
Reconhece a importância vital da água. Observa as funções vitais das plantas e dos animais. Observa, em representação, o corpo humano.
Reconhece a necessidade vital dos alimentos.
Faz registos dessa observação. Reconhece a existência de músculos.
      Reconhece as suas funções (movimento e suporte).
     
      Observa, em representação os músculos humanos.
     
      Identifica a função de protecção da pele.
         
 Conhecimento das modificações que se vão operando com o crescimento e envelhecimento, relacionando-as com os principais estádios do ciclo de vida humana. Indica algumas características observadas nas diferentes fases da vida dos seres vivos. Reconhece as modificações do seu corpo( queda dos dentes de leite e nascimento da dentição definitiva). Observa a árvore genealógica e verifica as alterações físicas dos membros da família.  
 
 
Sequencia imagens relacionadas com as fases de vida dos seres vivos.   Consulta fotografias das comemorações familiares.  
   
   
       
       
         
Reconhecimento de que a sobrevivência e o bem estar humanos dependem de hábitos individuais de alimentação equilibrada, de higiene, de actividade física e de regras de segurança e de prevenção. Reconhece e aplica normas de higiene corporal, de alimentação. Conhece e aplica normas de higiene do corpo, de alimentação, do vestuário e dos espaços de uso colectivo. Consulta e analisa a roda dos alimentos. Identifica alguns cuidados a ter com a exposição ao sol.
Elabora ementas equilibradas.
reconhece e aplica normas de higiene na habitação, na Escola. Verifica a necessidade de uma boa higiene para uma vida saudável. Reconhece algumas regras de primeiros socorros.
Identifica alguns cuidados a ter com a visão e audição.
Reconhece a importância de posturas correctas. Conhece algumas medidas elementares a ter em conta em casos de queimaduras solares, fracturas e distensões.
Reconhece a importância da vacinação para a saúde. Verifica a necessidade de exercício físico.
Reconhece a necessidade de exercício físico.
Conhece e aplica normas de prevenção rodoviária (sinais de trânsito úteis para o dia a dia da criança). Reconhece a necessidade de cumprir regras de segurança, faz simulacros e planos de emergência.
Reconhece a necessidade de repouso. Conhece e aplica regras de prevenção de incêndios (habitações, locais públicos e florestas).
Reconhece as normas de vigilância de saúde.
Identifica alguns cuidados na utilização dos transportes públicos e de passagens de nível.  
Reconhece as normas de prevenção rodoviária.   Conhece as regras de segurança anti-sísmicas (prevenção e comportamentos a ter durante e depois de um sismo).
 
Reconhece as normas de prevenção de acidentes rodoviários. Conhece e aplica normas de segurança na praia, nos rios, nas piscinas.  
   
Reconhece os cuidados a ter com a electricidade.      
     
Reconhece a sinalização relativa à segurança.