|
|
COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS |
|
Pág. 1 |
voltar
- projectos |
|
MATEMÁTICA |
|
|
|
|
Níveis de desempenho por ano de escolaridade |
|
|
COMPETÊNCIAS
ESPECÍFICAS |
1º ANO |
2º ANO |
3º ANO |
4º ANO |
|
|
|
|
NÚMEROS E OPERAÇÕES |
*
A compreensão global dos números e das operações e a sua utilização de
maneira flexível para fazer julgamentos matemáticos e desenvolver estratégias
úteis de manipulação dos números e das operações
|
*
Reconhece visualmente pequenas quantidades, sem efectuar a contagem |
*
Efectua contagens em situação da vida escolar |
*
Resolve situações que envolvam raciocínios com números |
*
Resolve situações que envolvam raciocínios com números. |
*
Efectua contagens, recorrendo ou não à utilização de materiais manipuláveis |
* Efectua contagens
por ordem crescente e decrescente |
* Decide que tipo de
resposta é adequada |
* Aplica estratégias
pessoais de resolução de problemas. |
* Lê e
escreve números até 20 |
* Reconhece o aspecto
ordinal do número através de seriações |
* Decide que
instrumento de cálculo é adequado |
* Intervém de forma
crítica perante os resultados; |
*
Estabelece relações de ordem entre números e utiliza a respectiva
simbologia:>;<; = |
*
Compreende o sistema posicional da nossa numeração (base dez) |
* Decide que estratégia usar |
* Compreende a noção
de 0,1, 0,01 e 0,001. |
* Avalia
os resultados |
*
Ordena números (ordem crescente e decrescente) |
* Compõe e decompõe
números por ordens e explicita o procedimento |
* Usa estrategias alternativas |
* Lê e escreve números
inteiros e decimais. |
*
Lê e escreve os números ordinais até 30º, o 100º e o 1000º |
*
Coloca números numa recta graduada e orientada |
* Representa números no ábaco |
* Relaciona dezena,
centena, milhar, milhão, décima, centésima e milésima com a unidade e entre
si. |
*
Lê a representação de números feita no ábaco |
* Compreende a noção de 0,1 e
0,01 |
*
Compõe e decompõe números em somas e diferenças, utilizando diversas
estratégias e diferentes materiais |
* Lê e escreve números
inteiros e decimais com o máximo de dois algarismos à direita da vírgula |
* Lê e
escreve números |
* Faz a composição de
operadores numéricos. |
*
Lê e escreve números ordinais até ao 10 |
*
Quantifica agrupamentos |
* Relaciona dezena,
centena, milhar, décima e centésima com a unidade e entre si |
* Reconhece as
propriedades associativa e comutativa da adição. |
*
Representa relações que envolvam adições e subtracções através de diagramas
de setas |
* Representa números
de forma diferente (barras cuisennaire, papel quadriculado e recta graduada) |
*
Procura estratégias diferentes para efectuar um cálculo usando de forma
espontânea as propriedades das operações. |
*
Estabelece e identifica relações de ordem entre números com uso de simbologia |
*
Aplica e compreende algumas das propriedades da adição (comutativa, associativa e elemento
neutro) |
* Compreende a
propriedade comutativa e associativa da adição |
* O reconhecimento e a utilização de diferentes
formas de representação dos elementos dos conjuntos numéricos, assim como das
propriedades das operações nesses conjuntos |
* Executa o algoritmo
da adição com transporte |
* Decompõe números em
somas, diferenças e produtos descobrindo que um número pode ser decomposto de
várias maneiras |
* Constrói e utiliza
tabelas de dupla entrada. |
*
Executa o algoritmo da adição sem transporte e da subtracção sem empréstimo. |
*
Compreende a subtracção como operação inversa da adição |
|
|
|
* Constrói tabelas da
adição e
utiliza-as para a subtracção |
* Procura estratégias
diferentes para efectuar um cálculo usando de forma espontânea as
propriedades das operações |
|
|
|
|
* Executa o algoritmo da
subtracção |
|
|
* Compreende o sentido
da multiplicação a partir da adição de parcelas iguais |
|
|
* Sabe utilizar a
numeração romana de 20 a 2000 |
|
|
* Executa o algoritmo
da multiplicação com um número no multiplicador |
|
|
|
|
|
* Constrói tabela de
dupla entrada para a multiplicação |
|
|
|
|
|
|
* Constrói tabelas da
multiplicação com os operadores numéricos (2, 3, 4, 5 e 10) |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
* Decompõe números em
somas, diferenças e produtos |
|
|
|
|
|
|
* Representa a numeração romana até ao 20 |
|
|
|
|
|
* A aptidão para efectuar
cálculos mentalmente, com os algoritmos de papel e lápis ou usando
calculadora, bem como para decidir qual dos métodos é apropriado à situação; |
* Calcula somas e diferenças |
*
Utiliza o cálculo mental na resolução de situações problemáticas/ exercícios |
*
Compreende, relaciona e aplica em situações
concretas os algoritmos das quatro operações |
*
Compreende, relaciona e aplica em situações concretas os algoritmos das
quatro operações. |
*
Utiliza os sinais “+” e “-“ na representação de somas e diferenças |
*
Explicita oralmente os passos seguidos para efectuar um cálculo |
*
Pratica o cálculo mental com números pequenos |
* Calcula somas de
números inteiros e decimais com o máximo de quatro algarismos |
* Calcula somas de
números inteiros e decimais. |
*
Apresenta estratégias para resolver um problema |
*
Procura estratégias diferentes para efectuar um cálculo e confronta-as com as
dos seus colegas |
* Calcula subtracções
com e sem empréstimo, entre números inteiros e decimais. |
*
Justifica a utilização de um algoritmo para resolver um problema |
* Calcula subtracções
com e sem empréstimo, entre números inteiros e decimais, com o máximo de
quatro algarismos |
*
Utiliza a calculadora para conferir o resultado de pequenas somas e
diferenças |
* Procura estratégias
para efectuar um cálculo recorrendo às propriedades das operações |
* Calcula produtos de
números inteiros por números decimais. |
*
Calcula produtos de números inteiros de quatro algarismos, por números de
dois algarismos, no máximo |
* Calcula quocientes
de números inteiros por números com mais de dois algarismos inteiros. |
|
|
|
|
|
|
* Calcula quocientes
de números inteiros por números de um algarismo |
* Calcula quocientes
de números inteiros por números decimais. |
|
|
|
|
|
* Calcula quocientes
de números decimais por números inteiros. |
|
|
|
|
|
|
* Experimenta actividades de natureza exploratória e
investigativa, explicando e justificando os seus processos de pensamento ou
as suas soluções |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
* A sensibilidade para a ordem de
grandeza de números, assim como a aptidão para estimar valores
aproximados de resultados de
operações e decidir da razoabilidade de resultados obtidos por qualquer
processo de cálculo ou por estimação |
* Efectua estimativas
a partir de determinadas situações e confronta-as com os resultados das
operações |
* Estabelece relações
de ordem entre os números e utiliza a simbologia maior, menor e igual |
* Experimenta
actividades de natureza exploratória e investigativa, explicando e
justificando os seus processos de pensamento ou as suas soluções |
*
Estima a ordem de grandeza do resultado antes de fazer o cálculo |
* Estima
resultados por defeito e excesso |
|
* Faz estimativas e
emite opinião crítica sobre o resultado de um problema ou exercício |
* Explica oralmente e
representa por escrito os diversos passos seguidos para fazer cálculos |
|
* Estima a ordem de
grandeza do resultado antes de fazer o cálculo |
|
|
|
* Explica oralmente e
representa por escrito os diversos passos seguidos para fazer cálculos |
* Conclui se o
resultado obtido é o correcto ou não |
|
|
|
|
* Estabelece relações
de ordem entre números |
|
|
* Conclui se o resultado é o correcto ou não |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS |
|
Pág. 2 |
|
|
MATEMÁTICA |
|
|
|
|
Níveis de desempenho por ano de escolaridade |
|
|
COMPETÊNCIAS
ESPECÍFICAS |
1º ANO |
2º ANO |
3º ANO |
4º ANO |
|
|
|
|
NÚMEROS E OPERAÇÕES (continuação) |
* A predisposição para procurar e
explorar padrões numéricos em
situações matemáticas e não matemáticas e o gosto por investigar relações numéricas, nomeadamente em
problemas envolvendo divisores e múltiplos de números ou implicando processos
organizados de contagem |
*
Efectua contagens de 2 em 2, de 3 em 3... |
*
Descobre regularidades nas contagens de 5 em 5, 10 em 10, etc |
*
Descobre regularidades em desenhos, conjuntos de números ou em formas |
*
Reconhece divisores de um número natural |
|
* Utiliza
regularidades na adição e subtracção |
* Descreve essas situações |
* Explora e usa
regularidades e padrões na divisão |
|
* Cria padrões
partindo de materiais, manipulando esquemas ou desenhos |
|
* Descobre
regularidades nas tabuadas da multiplicação |
* Descobre a regra
para calcular a divisão de um número por 10; 100; 1000,;0,1 ; 0,01 e 0,001 |
|
* Reconhece múltiplos
de um número natural |
|
* Memoriza as tabuadas (2,3,4,5
10) |
|
* Conhece o operador
“metade de” como o inverso do “dobro de” |
* Constrói e memoriza
as tabuadas do 6, 7, 8 e 9 |
|
|
|
|
* Descobre a regra
para calcular o produto de um número por 10, 100 |
* Sabe usar tabelas de dupla entrada |
|
|
* Explora e usa
regularidades e padrões na adição, subtracção e multiplicação |
|
|
* Identifica números pares e
ímpares |
|
|
|
* Descobre a regra
para calcular o produto de um número por 10, 100, 1000, 0,1 e 0,01 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
* Utiliza a notação 1/3 x, 1/5x e 1/10x para representar o
inverso de 3x, 5x e 10x |
|
|
|
|
|
|
|
* A aptidão para dar sentido a
problemas numéricos e para reconhecer as operações que são necessárias à sua
resolução, assim como para explicar os métodos e o raciocínio que foram
usados |
* Explora situações
que conduzam à descoberta da adição e subtracção |
* Apresenta um plano
de resolução de um problema |
*
Resolve problemas práticos que se relacionem com a sua vida escolar,
familiar, na comunidade |
* Resolve problemas
práticos que se relacionem com a sua vida escolar, familiar, na comunidade |
|
* Explicita as estratégias que
utilizou |
|
* Discute as
estratégias apresentadas pelos colegas |
* Estima o resultado
antes de encontrar a solução |
* Explica oralmente os
passos seguidos ao efectuar cálculos |
|
|
* Formula conjecturas
relativamente a questões que se quer investigar |
* Arranja diversas
estratégias que conduzam à sua resolução |
* Analisa os erros
cometidos e ensaia novas estratégias |
|
|
|
* Decide qual a
estratégia mais adequada para resolver determinado problema (cálculo mental,
algoritmo, esquemas, instrumentos tecnológicos) |
* Descobre as razões
porque há problemas impossíveis de resolver (falta de dados, contradições) |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
* Analisa os erros
cometidos e ensaia novas estratégias |
|
|
|
|
|
|
* Descobre as razões porque há problemas impossíveis de resolver
(falta de dados, contradições, etc.) |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
GEOMETRIA |
* A aptidão para realizar
construções geométricas e para reconhecer e analisar propriedades de figuras
geométricas, nomeadamente recorrendo a materiais manipuláveis e a software
geométrico |
* Manipular
objectos |
* Faz
composições com figuras geométricas |
*
Compara e identifica os seguintes sólidos: cubo, esfera, cilindro e
paralelipípedo |
*
Identifica as características dos sólidos: arestas, faces e vértices |
*
Compara objectos segundo algumas das suas propriedades |
*
Representa figuras geométricas no geoplano |
* Faz a planificação de sólidos |
*
Faz e desfaz objectos utilizando materiais moldáveis |
* Reconhece a partir
da observação de sólidos, rectas paralelas e rectas perpendiculares |
* Constrói figuras
geométricas utilizando o computador (barra de desenho) |
*
Compara figuras geométricas |
*
Faz e desfaz construções com objectos |
* Constrói figuras
geométricas com recurso às figuras do Tangran |
|
*
Reconhece lados paralelos nas figuras geométricas |
|
*
Faz composições com figuras geométricas (utilizando diferentes meios e
instrumentos) |
* Desenha livremente
figuras geométricas no computador |
|
*
Reconhece lados perpendiculares nas figuras geométricas |
|
*
Compara sólidos e faz classificações simples |
|
*
Reconhece e nomeia, nos sólidos geométricos, figuras planas |
* Distingue círculo de circunferência |
|
*
Agrupa figuras geométricas segundo um critério estabelecido |
* Representa
livremente, no geoplano, figuras geométricas simples |
|
|
|
|
* Estabelece relações
entre objectos segundo a sua posição no espaço |
* Reproduz, em papel
ponteado, figuras geométricas |
|
|
|
|
* Compara objectos
segundo algumas das suas propriedades |
|
|
|
|
|
|
* Faz e desfaz
objectos utilizando materiais moldáveis |
|
|
|
|
|
|
* Faz e desfaz construções com objectos |
|
|
|
|
|
A aptidão para utilizar a
visualização e o raciocínio espacial na análise de situações e na resolução
de problemas em geometria e em outras áreas da matemática |
*
Desloca-se num espaço determinado e representa o seu percurso |
*
Reconhece em objectos vários e em modelos geométricos, superfícies planas e
não planas |
* Resolve situações problemáticas |
*
Resolve, mentalmente, situações problemáticas |
*
Constrói esquemas mentais de resolução de problemas |
*
Traça itinerários entre dois pontos (em grelhas e papel quadriculado) |
* Constrói diferentes
configurações, mentalmente |
*
Reconhece, e nomeia, nos sólidos figuras planas: quadrado
rectângulo, triângulo e círculo |
* Constrói plantas |
* Compara itinerários |
* Representa itinerários |
* Constrói plantas |
*
Explora simetrias utilizando livremente espelhos |
* Identifica sólidos em figuras reais |
|
*
Desenha figuras contornando superfícies planas de sólidos geométricos |
* Identifica a
planificação de determinado sólido |
|
* Constrói figuras simétricas através de dobragens e recortes |
|
* Descreve um determinado
sólido |
|
* Reconhece figuras geométricas em diversas posições |
* Faz composições com
figuras geométricas utilizando diferentes meios e instrumentos |
* Decide qual o
sólido, partindo da sua descrição |
|
|
|
|
|
|
* Reconhece figuras em
diversas posições |
|
|
|
|
|
|
* Desenha
representações no plano: plantas e mapas |
|
|
|
|
|
|
* Traça itinerários |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS |
|
Pág. 3 |
|
|
MATEMÁTICA |
|
|
|
|
Níveis de desempenho por ano de escolaridade |
|
|
COMPETÊNCIAS
ESPECÍFICAS |
1º ANO |
2º ANO |
3º ANO |
4º ANO |
|
|
|
|
GEOMETRIA (continuação) |
A compreensão dos conceitos de
comprimento e perímetro, área, volume
e amplitude, assim como a aptidão para utilizar conhecimentos sobre estes
conceitos na resolução e formulação de problemas |
*
Estabelece relações de grandeza entre objectos |
* Compara
comprimentos |
* Calcula
comprimentos |
* Calcula
comprimentos |
*
Reconhece a necessidade de escolha de uma unidade para efectuar medições |
* Mede o perímetro de polígonos |
* Reconhece e calcula
raio e diâmetro de uma circunferência |
*
Faz experiências que conduzam à noção de invariância das seguintes grandezas: |
* Calcula perímetros |
*
Faz recobertura de uma superfície tendo escolhido previamente uma unidade |
* Desenha quadrados em
papel quadriculado a partir de um perímetro dado |
* Desenha
circunferências com o compasso, respeitando os dados fornecidos |
- Comprimento
independente da disposição dos objectos, da matéria; |
*
Determina o número de unidades necessárias para a recobertura dessas
superfícies |
* Calcula áreas
(representa áreas no geoplano) |
* Calcula áreas em
situações problemáticas concretas (pátio da escola, sala de aula, etc.) |
- Capacidade-volume
independente da forma do objecto e do conteúdo (água e diferentes líquidos,
areia, grãos...). |
* Compara volumes de objectos |
*
Desenha em papel quadriculado figuras com uma determinada área, tomando como
unidade de área uma ou mais quadrículas |
* Mede a capacidade de recipientes |
* Calcula volumes em
situações problemáticas concretas |
- Massa independente do
volume e do número de objectos. |
* Relaciona o metro,
decímetro e o centímetro |
*
Relaciona o metro, o decâmetro, o hectómetro, o quilómetro |
*
Ordena objectos segundo um critério que envolva a noção de: |
|
*
Utiliza o geoplano para representar essas figuras |
|
* Reconhece ângulos em
sólidos geométricos |
- comprimento |
|
- capacidade |
* Preenche um volume por empilhamento de objectos de igual
volume e conta as unidades necessárias |
|
* Mede a amplitude de
ângulos, utilizando correctamente o transferidor |
- massa |
|
|
|
|
à aptidão para efectuar medições
e estimativas em situações diversas, bem como a compreensão do sistema
internacional de unidades |
* Faz
experiências utilizando diferentes materiais e objectos que conduzam à
comparação: |
*
Identifica recipientes com a mesma capacidade |
*
Relaciona o metro, o decímetro e o centímetro |
* Relaciona o m2, dm2 e cm2 |
* Reconhece medidas de
capacidade |
* Compara capacidades utilizando recipientes de várias formas |
* Constrói o metro e
gradua-o em decímetros |
* Relaciona o l, dal, hl, kl, dl, cl, ml |
- de comprimentos |
* Reconhece medidas de volume |
- de capacidades e volumes |
* Utiliza a balança para
comparar massas |
* Gradua o decímetro em centímetros |
* Relaciona o m3, dm3, cm3 |
- de massas |
* Utiliza o metro
para comparar comprimentos |
* Faz medições
utilizando o metro, a fita métrica, a régua e regista-as |
* Reconhece medidas de massa |
* Efectua medições com unidades de medida de escolha livre |
* Relaciona o kg, hg, dag, g, dg, cg, mg |
* Reconhece a utilidade prática de algumas medidas convencionais |
* Reconhece o
centímetro quadrado como unidade de medida de área |
* Reconhece medidas de tempo |
|
* Relaciona a hora, minuto e segundo |
|
* Efectua medições
utilizando o metro, o quilograma e o litro |
* Determina, em
centímetros quadrados, a área de polígonos desenhados em papel quadriculado |
* Resolve situações
problemáticas recorrendo às reconversões necessárias |
|
|
* Faz estimativas de
medidas em casos simples |
|
* Constrói o
decímetro quadrado em papel quadriculado |
|
|
|
|
|
|
* Relaciona o
decímetro quadrado com o centímetro quadrado |
|
|
|
|
|
|
* Compara volumes de
objectos por empilhamento de objectos de igual volume |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
* Reconhece medidas de tempo: a hora, o minuto e o segundo |
|
|
|
|
A predisposição para procurar e
explorar padrões geométricos e o gosto por investigar propriedades e relações
geométricas |
*
Reconhece, em objectos vários e em modelos geométricos, superfícies planas e
não planas |
* Faz
desenhos decorativos, frisos e rosáceas |
* Desenha livremente com a régua |
*
Desenha com a régua esquemas geométricos para resolver situações
problemáticas |
* Utiliza livremente o
compasso |
* Compara sólidos e faz composições simples |
* Desenha frisos e rosáceas |
* Compara frisos simples |
* Faz uma composição
a partir de um padrão dado |
* Desenha com o
compasso esquemas geométricos para resolver situações problemáticas |
|
* Descreve sólidos a
partir das suas propriedades |
|
* Desenha em
superfícies curvas (bolas, balão, rolos ...) |
|
* Faz composições com
figuras geométricas |
|
|
|
|
|
* Reconhece sólidos a partir de descrições feitas |
|
|
|
|
|
A aptidão para formular
argumentos válidos recorrendo à visualização e ao raciocínio espacial,
explicitando-os em linguagem corrente |
|
*
Reconhece, a partir da observação de objectos, linhas curvas e rectas |
|
*
Reconhece em esquemas geométricos figuras diferentes |
|
|
|
* Desenha figuras
simétricas em papel quadriculado, escolhendo um eixo de simetria |
|
* Identifica o número
de figuras geométricas em esquemas de sobreposição de figuras |
|
|
|
|
|
* Traça itinerários
entre dois pontos numa grelha desenhada e/ou em papel quadriculado |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
* Compara o
comprimento de itinerários traçados entre dois pontos |
|
|
|
|
|
|
* Desenha o itinerário mais curto entre dois pontos |
|
|
|
|
|
A sensibilidade para apreciar a
geometria no mundo real e o reconhecimento e a utilização de ideias
geométricas em diversas situações, nomeadamente na comunicação |
|
* Faz
livremente construções a partir de representações no plano (aldeias, pistas
para carros, etc.) |
* Faz
livremente construções a partir de representações no plano |
* Faz
livremente construções a partir de representações no plano |
|
|
* Observa
construções/ objectos e descreve-os |
* Observa
construções/ objectos e descreve-os |
|
* Observa construções/objectos do meio envolvente e descreve-los
em linguagem corrente |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS |
|
Pág. 4 |
|
|
MATEMÁTICA |
|
|
|
|
Níveis de desempenho por ano de escolaridade |
|
|
COMPETÊNCIAS
ESPECÍFICAS |
1º ANO |
2º ANO |
3º ANO |
4º ANO |
|
|
|
|
ESTATÍSTICA E PROBABILIDADES |
A predisposição para recolher e
organizar dados relativos a uma situação ou a um fenómeno e para os
representar de modos adequados, nomeadamente através de tabelas e gráficos e
utilizando as novas tecnologias |
*
Efectua o registo do leite, do tempo, das presenças, utilizando tabelas de
dupla entrada |
* Faz
registos recorrendo a tabelas de dupla entrada (leite, tempo, presenças,
aniversários) |
* Recolhe dados simples |
* Elabora inquéritos para
recolher dados |
* Organiza dados recorrendo a diferentes tipos de representação |
* Recolhe dados e
organiza-os numa tabela de frequências, no computador |
* Faz pictogramas através de imagens produzidas pelos alunos |
* Interpreta os
registos existentes na sala |
* Constrói e utiliza tabelas |
* Constrói e utiliza
tabelas e gráficos no computador |
* Constrói e utiliza gráficos
de barras |
* Faz gráficos de barras em papel quadriculado |
* Recolhe dados a
nível da sala de aula, e no exterior, segundo determinada temática |
* Efectua diferentes
tipos de gráficos e tabelas utilizando o Word |
* Apresenta
resultados de situações problemáticas em gráficos e tabelas |
|
|
* Explicita os
resultados em linguagem corrente |
|
* Organiza dados em tabelas
simples |
|
|
* Ordena dados na tabela |
|
|
|
* Colabora na
elaboração de gráficos simples |
|
|
|
|
|
|
* Interpreta gráficos simples sem noção de escala |
|
|
|
|
|
A aptidão de ler e interpretar
tabelas e gráficos à luz das situações a que dizem respeito e para comunicar
os resultado das interpretações
feitas |
* Retira informações das tabelas |
|
* Lê
e interpreta informação de gráficos e tabelas com escala convencionada |
*
Resolve situações problemáticas através de tabelas e gráficos |
* Compara dados de um gráfico e de diferentes gráficos |
|
|
* Prevê o resultado
possível de uma acção ou acontecimento |
* Infere resultados e retira conclusões |
|
|
* Faz a legenda de
gráficos e tabelas de acordo com a situação problemática |
|
|
* Faz sugestões relacionadas com os dados |
|
|
|
A tendência para dar resposta a
problemas com base na análise de dados recolhidos e de experiências planeadas
para o efeito |
|
*
Resolve situações problemáticas (numéricas e não numéricas) a partir da
leitura de tabelas e gráficos |
*
Ordena os dados recolhidos segundo um critério dado ou recolhido |
*
Estima resultados com base nos dados recolhidos |
|
|
* Descobre
propriedades comuns aos elementos de um grupo |
* Justifica as suas opiniões |
|
* Propõe estratégias
de resolução de problemas |
* Descreve em linguagem corrente os processos de resoluções das
situações problemáticas |
|
* Estabelece relações de diferentes tipos entre objectos, factos
ou acções |
|
|
A aptidão para realizar
investigações que recorram a dados de natureza quantitativa, envolvendo a
recolha e análise de dados e a elaboração de conclusões |
|
*
Recolhe dados quantitativos em trabalhos de investigação (visitas de estudo,
saídas ao exterior, projectos) |
*
Desenvolve estratégias pessoais de resolução de problemas |
*
Recolhe dados em visitas de estudo efectuadas |
|
|
* Explica e confronta
as suas ideias com as dos colegas |
* Faz ordenação de dados |
|
|
* Faz tratamento de dados |
|
|
* Justifica as suas opiniões |
* Apresenta os dados |
|
|
|
* Descobre a média, a mediana e a moda |
A aptidão para usar processos
organizados de contagem na abordagem de problemas combinatórios simples |
|
|
*
Descreve os processos utilizados na realização de actividades |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
A sensibilidade para distinguir
fenómenos aleatórios e fenómenos deterministas e para interpretar situações
concretas de acordo com essa distinção |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
O sentido crítico face ao modo
como a informação é apresentada |
|
|
*
Assume atitude crítica perante os resultados |
*
Assume o sentido crítico face aos resultados obtidos |
|
|
|
|
|
* Esclarece dúvidas |
|
|
|
|
|
|
|
|
ÁLGEBRA E FUNÇÕES |
A predisposição para procurar
padrões e regularidades e para formular generalizações em situações diversas, nomeadamente em
contextos numéricos e geométricos |
*
Identifica padrões em figuras desenhadas |
*
Identifica padrões e regularidades em figuras geométricas |
*
Descobre regularidades nomeadamente nos símbolos da numeração romana e nos
múltiplos dos números |
*
Descobre regularidades em áreas e perímetros |
* Identifica padrões e regularidades em figuras geométricas |
* Explicita, em
linguagem corrente, as regularidades encontradas |
* Estabelece
correspondências entre situações numéricas à qual se associa um factor: o
quádruplo, o quíntuplo, 1/3, 2/3, ... |
* Descobre, através da resolução de situações problemáticas a
regra da multiplicação e divisão por 10, 100 e 1000 |
* Reproduz padrões que lhe são apresentados |
* Reproduz padrões
que lhe são apresentados |
* Identifica regularidades em sequências numéricas |
* Executa padrões a
partir de critérios dados |
* Infere regras |
|
* Explicita, em linguagem corrente, as relações numéricas de uma
situação |
|
|
|
A aptidão para analisar as
relações numéricas de uma situação, explicitá-las em linguagem corrente e
representá-las através de diferentes processos, incluindo o uso de símbolos |
*
Explicita, em linguagem corrente, as relações numéricas de uma situação |
*
Identifica regularidades em sequências numéricas ( contagem de 2 em 2, 5 em
5, 10 em 10 ...) |
*
Interpreta pictogramas com escala convencionada |
*
Constrói pictogramas com escala convencionada |
* Utiliza símbolos na expressão de relações numéricas |
* Resolve situações
problemáticas reais a partir da leitura de pictogramas |
* Explicita o
resultado de situações problemáticas concretas |
* Identifica regularidades na
tabuada |
* Estabelece correspondências entre situações reais |
* Explicita as regularidades encontradas |
* Traduz, em
linguagem matemática, uma situação dada em linguagem corrente e vice- versa |
|
* Reproduz sequências numéricas de acordo com um critério dado |
|
*
Constrói e interpreta pictogramas simples (em que um símbolo representa uma
unidade) |
|
|
|
|
|
|
|
A aptidão para construir e
interpretar tabelas de valores, gráficos, regras verbais e outros processos
que traduzam relações entre variáveis, assim como para passar de umas formas de representação para outras, recorrendo
ou não a instrumentos tecnológicos |
* Efectua o registo do leite, do
tempo... |
*
Constrói pictogramas representativos de situações problemáticas reais |
* Recolhe e organiza dados |
*
Recolhe dados e organiza-os ( em situações problemáticas concretas) |
* Constrói gráficos simples para representar situações reais |
* Representa a
informação (tabelas, gráficos) |
* Faz gráficos de barras em papel quadriculado |
* Constrói, a partir
de dados organizados, tabelas de frequência no computador |
* Retira informação das
tabelas |
* Interpreta os dados
(valores) de uma tabela |
* Compara dados de um gráfico |
|
|
|
* Constrói um gráfico |
* Constrói gráficos no computador |
|
|
* Constrói, a partir
de dados organizados, uma tabela de frequência |
* Interpreta tabelas de frequência |
|
|
* Apresenta resultados |
|
|
* Calcula a média e moda a partir de tabelas simples |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS |
|
Pág. 5 |
|
|
MATEMÁTICA |
|
|
|
|
Níveis de desempenho por ano de escolaridade |
|
|
COMPETÊNCIAS
ESPECÍFICAS |
1º ANO |
2º ANO |
3º ANO |
4º ANO |
|
|
|
|
ÁLGEBRA E FUNÇÕES (continuação) |
A aptidão para concretizar, em
casos particulares, relações entre variáveis e fórmulas e para procurar
soluções de equações simples |
*
Resolve operações com uma incógnita, através de concretização |
*
Resolve operações com uma incógnita com recurso à concretização (5+---= 8) |
*
Estabelece correspondência entre dois conjuntos com base numa variável dada |
*
Resolve operações com incógnita através da operação inversa |
|
|
* Resolve operações
com incógnita através da operação
inversa |
|
|
|
|
|
|
|
|
A sensibilidade para entender e
usar as noções de correspondência e
de transformação em situações concretas diversas |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|