COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS Pág. 1
voltar - projectos MATEMÁTICA
Níveis de desempenho por ano de escolaridade
COMPETÊNCIAS  ESPECÍFICAS 1º ANO 2º ANO 3º ANO 4º ANO
NÚMEROS E OPERAÇÕES
* A compreensão global dos números e das operações e a sua utilização de maneira flexível para fazer julgamentos matemáticos e desenvolver estratégias úteis de manipulação dos números e das operações                                                                                                                                                                  * Reconhece visualmente pequenas quantidades, sem efectuar a contagem * Efectua contagens em situação da vida escolar * Resolve situações que envolvam raciocínios com números * Resolve situações que envolvam raciocínios com números.
* Efectua contagens, recorrendo ou não à utilização de materiais manipuláveis * Efectua contagens por ordem crescente e decrescente * Decide que tipo de resposta é adequada * Aplica estratégias pessoais de resolução de problemas.
* Lê e escreve números até 20 * Reconhece o aspecto ordinal do número através de seriações * Decide que instrumento de cálculo é adequado * Intervém de forma crítica perante os resultados;
* Estabelece relações de ordem entre números e utiliza a respectiva simbologia:>;<; =
* Compreende o sistema posicional da nossa numeração (base dez) * Decide que estratégia usar * Compreende a noção de 0,1, 0,01 e 0,001.
* Avalia os resultados
* Ordena números (ordem crescente e decrescente) * Compõe e decompõe números por ordens e explicita o procedimento * Usa estrategias alternativas * Lê e escreve números inteiros e decimais.
* Lê e escreve os números ordinais até 30º, o 100º e o 1000º
* Coloca números numa recta graduada e orientada * Representa números no ábaco * Relaciona dezena, centena, milhar, milhão, décima, centésima e milésima com a unidade e entre si.
* Lê a representação de números feita no ábaco * Compreende a noção de 0,1 e 0,01
* Compõe e decompõe números em somas e diferenças, utilizando diversas estratégias e diferentes materiais * Lê e escreve números inteiros e decimais com o máximo de dois algarismos à direita da vírgula
* Lê e escreve números * Faz a composição de operadores numéricos.
* Lê e escreve números ordinais até ao 10
* Quantifica agrupamentos * Relaciona dezena, centena, milhar, décima e centésima com a unidade e entre si * Reconhece as propriedades associativa e comutativa da adição.
* Representa relações que envolvam adições e subtracções através de diagramas de setas * Representa números de forma diferente (barras cuisennaire, papel quadriculado e recta graduada)
* Procura estratégias diferentes para efectuar um cálculo usando de forma espontânea as propriedades das operações.
* Estabelece e identifica relações de ordem entre números com uso de simbologia
* Aplica e compreende algumas das propriedades da adição  (comutativa, associativa e elemento neutro) * Compreende a propriedade comutativa e associativa da adição
* O reconhecimento e a utilização de diferentes formas de representação dos elementos dos conjuntos numéricos, assim como das propriedades das operações nesses conjuntos * Executa o algoritmo da adição com transporte * Decompõe números em somas, diferenças e produtos descobrindo que um número pode ser decomposto de várias maneiras * Constrói e utiliza tabelas de dupla entrada.
* Executa o algoritmo da adição sem transporte e da subtracção sem empréstimo.
* Compreende a subtracção como operação inversa da adição  
 
  * Constrói tabelas da adição e                                   utiliza-as para a subtracção * Procura estratégias diferentes para efectuar um cálculo usando de forma espontânea as propriedades das operações  
   
  * Executa o algoritmo da subtracção  
  * Compreende o sentido da multiplicação a partir da adição de parcelas iguais  
  * Sabe utilizar a numeração romana de 20 a 2000  
  * Executa o algoritmo da multiplicação com um número no multiplicador  
     
  * Constrói tabela de dupla entrada para a multiplicação    
     
  * Constrói tabelas da multiplicação com os operadores numéricos (2, 3, 4, 5 e 10)    
     
     
  * Decompõe números em somas, diferenças e produtos    
     
  * Representa a numeração romana até ao 20    
     
* A aptidão para efectuar cálculos mentalmente, com os algoritmos de papel e lápis ou usando calculadora, bem como para decidir qual dos métodos é apropriado à situação; * Calcula somas e diferenças * Utiliza o cálculo mental na resolução de situações problemáticas/ exercícios * Compreende, relaciona e aplica em situações  concretas os algoritmos das quatro operações * Compreende, relaciona e aplica em situações concretas os algoritmos das quatro operações.
* Utiliza os sinais “+” e “-“ na representação de somas e diferenças
* Explicita oralmente os passos seguidos para efectuar um cálculo
* Pratica o cálculo mental com números pequenos * Calcula somas de números inteiros e decimais com o máximo de quatro algarismos * Calcula somas de números inteiros e decimais.
* Apresenta estratégias para resolver um problema
* Procura estratégias diferentes para efectuar um cálculo e confronta-as com as dos seus colegas * Calcula subtracções com e sem empréstimo, entre números inteiros e decimais.
* Justifica a utilização de um algoritmo para resolver um problema * Calcula subtracções com e sem empréstimo, entre números inteiros e decimais, com o máximo de quatro algarismos
* Utiliza a calculadora para conferir o resultado de pequenas somas e diferenças * Procura estratégias para efectuar um cálculo recorrendo às propriedades das operações * Calcula produtos de números inteiros por números decimais.
* Calcula produtos de números inteiros de quatro algarismos, por números de dois algarismos, no máximo * Calcula quocientes de números inteiros por números com mais de dois algarismos inteiros.
   
   
    * Calcula quocientes de números inteiros por números de um algarismo * Calcula quocientes de números inteiros por números decimais.
   
      * Calcula quocientes de números decimais por números inteiros.
     
      * Experimenta actividades de natureza exploratória e investigativa, explicando e justificando os seus processos de pensamento ou as suas soluções
     
     
     
* A sensibilidade para a ordem de grandeza de números, assim como a aptidão para estimar valores aproximados  de resultados de operações e decidir da razoabilidade de resultados obtidos por qualquer processo de cálculo ou por estimação * Efectua estimativas a partir de determinadas situações e confronta-as com os resultados das operações * Estabelece relações de ordem entre os números e utiliza a simbologia maior, menor e igual * Experimenta actividades de natureza exploratória e investigativa, explicando e justificando os seus processos de pensamento ou as suas soluções * Estima a ordem de grandeza do resultado antes de fazer o cálculo
* Estima resultados por defeito e excesso
  * Faz estimativas e emite opinião crítica sobre o resultado de um problema ou exercício * Explica oralmente e representa por escrito os diversos passos seguidos para fazer cálculos
  * Estima a ordem de grandeza do resultado antes de fazer o cálculo
 
    * Explica oralmente e representa por escrito os diversos passos seguidos para fazer cálculos * Conclui se o resultado obtido é o correcto ou não
   
    * Estabelece relações de ordem entre números
    * Conclui se o resultado é o correcto ou não
     
COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS Pág. 2
MATEMÁTICA
Níveis de desempenho por ano de escolaridade
COMPETÊNCIAS  ESPECÍFICAS 1º ANO 2º ANO 3º ANO 4º ANO
NÚMEROS E OPERAÇÕES  (continuação)
* A predisposição para procurar e explorar padrões numéricos  em situações matemáticas e não matemáticas e o gosto por investigar  relações numéricas, nomeadamente em problemas envolvendo divisores e múltiplos de números ou implicando processos organizados de contagem * Efectua contagens de 2 em 2, de 3 em 3... * Descobre regularidades nas contagens de 5 em 5, 10 em 10, etc * Descobre regularidades em desenhos, conjuntos de números ou em formas * Reconhece divisores de um número natural
  * Utiliza regularidades na adição e subtracção * Descreve essas situações * Explora e usa regularidades e padrões na divisão
  * Cria padrões partindo de materiais, manipulando esquemas ou desenhos
  * Descobre regularidades nas tabuadas da multiplicação * Descobre a regra para calcular a divisão de um número por 10; 100; 1000,;0,1 ; 0,01 e 0,001
  * Reconhece múltiplos de um número natural
  * Memoriza as tabuadas (2,3,4,5 10)
  * Conhece o operador “metade de” como o inverso do “dobro de” * Constrói e memoriza as tabuadas do 6, 7, 8 e 9  
   
  * Descobre a regra para calcular o produto de um número por 10, 100 * Sabe usar tabelas de dupla entrada  
  * Explora e usa regularidades e padrões na adição, subtracção e multiplicação  
  * Identifica números pares e ímpares  
    * Descobre a regra para calcular o produto de um número por 10, 100, 1000, 0,1 e 0,01  
     
     
    * Utiliza a notação 1/3 x, 1/5x e 1/10x para representar o inverso de 3x, 5x e 10x  
     
     
* A aptidão para dar sentido a problemas numéricos e para reconhecer as operações que são necessárias à sua resolução, assim como para explicar os métodos e o raciocínio que foram usados * Explora situações que conduzam à descoberta da adição e subtracção * Apresenta um plano de resolução de um problema * Resolve problemas práticos que se relacionem com a sua vida escolar, familiar, na comunidade * Resolve problemas práticos que se relacionem com a sua vida escolar, familiar, na comunidade
  * Explicita as estratégias que utilizou
  * Discute as estratégias apresentadas pelos colegas * Estima o resultado antes de encontrar a solução * Explica oralmente os passos seguidos ao efectuar cálculos
 
  * Formula conjecturas relativamente a questões que se quer investigar * Arranja diversas estratégias que conduzam à sua resolução * Analisa os erros cometidos e ensaia novas estratégias
 
    * Decide qual a estratégia mais adequada para resolver determinado problema (cálculo mental, algoritmo, esquemas, instrumentos tecnológicos) * Descobre as razões porque há problemas impossíveis de resolver (falta de dados, contradições)
   
   
     
    * Analisa os erros cometidos e ensaia novas estratégias  
     
    * Descobre as razões porque há problemas impossíveis de resolver (falta de dados, contradições, etc.)  
     
     
GEOMETRIA
* A aptidão para realizar construções geométricas e para reconhecer e analisar propriedades de figuras geométricas, nomeadamente recorrendo a materiais manipuláveis e a software geométrico * Manipular objectos * Faz composições com figuras geométricas * Compara e identifica os seguintes sólidos: cubo, esfera, cilindro e paralelipípedo * Identifica as características dos sólidos: arestas, faces e vértices
* Compara objectos segundo algumas das suas propriedades
* Representa figuras geométricas no geoplano * Faz a planificação de sólidos
* Faz e desfaz objectos utilizando materiais moldáveis * Reconhece a partir da observação de sólidos, rectas paralelas e rectas perpendiculares * Constrói figuras geométricas utilizando o computador (barra de desenho)
* Compara figuras geométricas
* Faz e desfaz construções com objectos * Constrói figuras geométricas com recurso às figuras do Tangran  
* Reconhece lados paralelos nas figuras geométricas  
* Faz composições com figuras geométricas (utilizando diferentes meios e instrumentos) * Desenha livremente figuras geométricas no computador  
* Reconhece lados perpendiculares nas figuras geométricas  
* Compara sólidos e faz classificações simples  
* Reconhece e nomeia, nos sólidos geométricos, figuras planas * Distingue círculo de circunferência  
* Agrupa figuras geométricas segundo um critério estabelecido * Representa livremente, no geoplano, figuras geométricas simples  
   
  * Estabelece relações entre objectos segundo a sua posição no espaço * Reproduz, em papel ponteado, figuras geométricas  
   
  * Compara objectos segundo algumas das suas propriedades    
     
  * Faz e desfaz objectos utilizando materiais moldáveis    
     
  * Faz e desfaz construções com objectos    
     
A aptidão para utilizar a visualização e o raciocínio espacial na análise de situações e na resolução de problemas em geometria e em outras áreas da matemática * Desloca-se num espaço determinado e representa o seu percurso * Reconhece em objectos vários e em modelos geométricos, superfícies planas e não planas * Resolve situações problemáticas * Resolve, mentalmente, situações problemáticas
* Constrói esquemas mentais de resolução de problemas
* Traça itinerários entre dois pontos (em grelhas e papel quadriculado) * Constrói diferentes configurações, mentalmente
* Reconhece,  e nomeia,  nos sólidos figuras planas: quadrado rectângulo, triângulo e círculo * Constrói plantas
* Compara itinerários * Representa itinerários * Constrói plantas
* Explora simetrias utilizando livremente espelhos * Identifica sólidos em figuras reais  
* Desenha figuras contornando superfícies planas de sólidos geométricos * Identifica a planificação de determinado sólido  
* Constrói figuras simétricas através de dobragens e recortes  
* Descreve um determinado sólido  
* Reconhece figuras geométricas em diversas posições * Faz composições com figuras geométricas utilizando diferentes meios e instrumentos * Decide qual o sólido, partindo da sua descrição  
 
     
  * Reconhece figuras em diversas posições    
     
  * Desenha representações no plano: plantas e mapas    
     
  * Traça itinerários    
COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS Pág. 3
MATEMÁTICA
Níveis de desempenho por ano de escolaridade
COMPETÊNCIAS  ESPECÍFICAS 1º ANO 2º ANO 3º ANO 4º ANO
GEOMETRIA (continuação)
A compreensão dos conceitos de comprimento e perímetro, área,  volume e amplitude, assim como a aptidão para utilizar conhecimentos sobre estes conceitos na resolução e formulação de problemas * Estabelece relações de grandeza entre objectos * Compara comprimentos * Calcula comprimentos * Calcula comprimentos
* Reconhece a necessidade de escolha de uma unidade para efectuar medições * Mede o perímetro de polígonos * Reconhece e calcula raio e diâmetro de uma circunferência
* Faz experiências que conduzam à noção de invariância das seguintes grandezas: * Calcula perímetros
* Faz recobertura de uma superfície tendo escolhido previamente uma unidade * Desenha quadrados em papel quadriculado a partir de um perímetro dado * Desenha circunferências com o compasso, respeitando os dados fornecidos
 - Comprimento independente da disposição dos objectos, da matéria;
* Determina o número de unidades necessárias para a recobertura dessas superfícies * Calcula áreas (representa áreas no geoplano) * Calcula áreas em situações problemáticas concretas (pátio da escola, sala de aula, etc.)
 - Capacidade-volume independente da forma do objecto e do conteúdo (água e diferentes líquidos, areia, grãos...).
* Compara volumes de objectos
* Desenha em papel quadriculado figuras com uma determinada área, tomando como unidade de área uma ou mais quadrículas * Mede a capacidade de recipientes * Calcula volumes em situações problemáticas concretas
 - Massa independente do volume e do número de objectos. * Relaciona o metro, decímetro e o centímetro
* Relaciona o metro, o decâmetro, o hectómetro, o quilómetro
* Ordena objectos segundo um critério que envolva a noção de:  
* Utiliza o geoplano para representar essas figuras   * Reconhece ângulos em sólidos geométricos
 - comprimento  
 - capacidade * Preenche um volume por empilhamento de objectos de igual volume e conta as unidades necessárias   * Mede a amplitude de ângulos, utilizando correctamente o transferidor
 -  massa  
     
à aptidão para efectuar medições e estimativas em situações diversas, bem como a compreensão do sistema internacional de unidades * Faz experiências utilizando diferentes materiais e objectos que conduzam à comparação: * Identifica recipientes com a mesma capacidade * Relaciona o metro, o decímetro e o centímetro * Relaciona o m2, dm2 e cm2
* Reconhece medidas de capacidade
* Compara capacidades utilizando recipientes de várias formas * Constrói o metro e gradua-o em decímetros * Relaciona o l, dal, hl, kl, dl, cl, ml
 - de comprimentos * Reconhece medidas de volume
 - de capacidades e volumes * Utiliza a balança para comparar massas * Gradua o decímetro em centímetros * Relaciona o m3, dm3, cm3
 - de massas * Utiliza o metro para comparar comprimentos * Faz medições utilizando o metro, a fita métrica, a régua e regista-as * Reconhece medidas de massa
* Efectua medições com unidades de medida de escolha livre * Relaciona o kg, hg, dag, g, dg, cg, mg
* Reconhece a utilidade prática de algumas medidas convencionais * Reconhece o centímetro quadrado como unidade de medida de área * Reconhece medidas de tempo
  * Relaciona a hora, minuto e segundo
  * Efectua medições utilizando o metro, o quilograma e o litro * Determina, em centímetros quadrados, a área de polígonos desenhados em papel quadriculado * Resolve situações problemáticas recorrendo às reconversões necessárias
 
  * Faz estimativas de medidas em casos simples
  * Constrói o decímetro quadrado em papel quadriculado  
     
    * Relaciona o decímetro quadrado com o centímetro quadrado  
     
    * Compara volumes de objectos por empilhamento de objectos de igual volume  
     
     
    * Reconhece medidas de tempo: a hora, o minuto e o segundo  
     
A predisposição para procurar e explorar padrões geométricos e o gosto por investigar propriedades e relações geométricas * Reconhece, em objectos vários e em modelos geométricos, superfícies planas e não planas * Faz desenhos decorativos, frisos e rosáceas * Desenha livremente com a régua * Desenha com a régua esquemas geométricos para resolver situações problemáticas
* Utiliza livremente o compasso
* Compara sólidos e faz composições simples * Desenha frisos e rosáceas
* Compara frisos simples * Faz uma composição a partir de um padrão dado * Desenha com o compasso esquemas geométricos para resolver situações problemáticas
  * Descreve sólidos a partir das suas propriedades
  * Desenha em superfícies curvas (bolas, balão, rolos ...)
  * Faz composições com figuras geométricas  
     
  * Reconhece sólidos a partir de descrições feitas    
     
A aptidão para formular argumentos válidos recorrendo à visualização e ao raciocínio espacial, explicitando-os em linguagem corrente   * Reconhece, a partir da observação de objectos, linhas curvas e rectas   * Reconhece em esquemas geométricos figuras diferentes
   
  * Desenha figuras simétricas em papel quadriculado, escolhendo um eixo de simetria   * Identifica o número de figuras geométricas em esquemas de sobreposição de figuras
   
   
  * Traça itinerários entre dois pontos numa grelha desenhada e/ou em papel quadriculado    
     
     
  * Compara o comprimento de itinerários traçados entre dois pontos    
     
  * Desenha o itinerário mais curto entre dois pontos    
     
A sensibilidade para apreciar a geometria no mundo real e o reconhecimento e a utilização de ideias geométricas em diversas situações, nomeadamente na comunicação   * Faz livremente construções a partir de representações no plano (aldeias, pistas para carros, etc.) * Faz livremente construções a partir de representações no plano * Faz livremente construções a partir de representações no plano
 
  * Observa construções/ objectos e descreve-os * Observa construções/ objectos e descreve-os
  * Observa construções/objectos do meio envolvente e descreve-los em linguagem corrente
     
     
COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS Pág. 4
MATEMÁTICA
Níveis de desempenho por ano de escolaridade
COMPETÊNCIAS  ESPECÍFICAS 1º ANO 2º ANO 3º ANO 4º ANO
ESTATÍSTICA E PROBABILIDADES
A predisposição para recolher e organizar dados relativos a uma situação ou a um fenómeno e para os representar de modos adequados, nomeadamente através de tabelas e gráficos e utilizando as novas tecnologias * Efectua o registo do leite, do tempo, das presenças, utilizando tabelas de dupla entrada * Faz registos recorrendo a tabelas de dupla entrada (leite, tempo, presenças, aniversários) * Recolhe dados simples * Elabora inquéritos para recolher dados
* Organiza dados recorrendo a diferentes tipos de representação * Recolhe dados e organiza-os numa tabela de frequências, no computador
* Faz pictogramas através de imagens produzidas pelos alunos * Interpreta os registos existentes na sala * Constrói e utiliza tabelas * Constrói e utiliza tabelas e gráficos no computador
* Constrói e utiliza gráficos de barras
* Faz gráficos de barras em papel quadriculado * Recolhe dados a nível da sala de aula, e no exterior, segundo determinada temática * Efectua diferentes tipos de gráficos e tabelas utilizando o Word * Apresenta resultados de situações problemáticas em gráficos e tabelas
    * Explicita os resultados em linguagem corrente
  * Organiza dados em tabelas simples  
  * Ordena dados na tabela    
  * Colabora na elaboração de gráficos simples    
     
  * Interpreta gráficos simples sem noção de escala    
     
A aptidão de ler e interpretar tabelas e gráficos à luz das situações a que dizem respeito e para comunicar os resultado das  interpretações feitas * Retira informações das tabelas   * Lê e interpreta informação de gráficos e tabelas com escala convencionada * Resolve situações problemáticas através de tabelas e gráficos
* Compara dados de um gráfico e de diferentes gráficos  
  * Prevê o resultado possível de uma acção ou acontecimento * Infere resultados e retira conclusões
    * Faz a legenda de gráficos e tabelas de acordo com a situação problemática
    * Faz sugestões relacionadas com os dados
     
A tendência para dar resposta a problemas com base na análise de dados recolhidos e de experiências planeadas para o efeito   * Resolve situações problemáticas (numéricas e não numéricas) a partir da leitura de tabelas e gráficos * Ordena os dados recolhidos segundo um critério dado ou recolhido * Estima resultados com base nos dados recolhidos
 
  * Descobre propriedades comuns aos elementos de um grupo * Justifica as suas opiniões
  * Propõe estratégias de resolução de problemas * Descreve em linguagem corrente os processos de resoluções das situações problemáticas
  * Estabelece relações de diferentes tipos entre objectos, factos ou acções
   
A aptidão para realizar investigações que recorram a dados de natureza quantitativa, envolvendo a recolha e análise de dados e a elaboração de conclusões   * Recolhe dados quantitativos em trabalhos de investigação (visitas de estudo, saídas ao exterior, projectos) * Desenvolve estratégias pessoais de resolução de problemas * Recolhe dados em visitas de estudo efectuadas
 
  * Explica e confronta as suas ideias com as dos colegas * Faz ordenação de dados
    * Faz tratamento de dados
    * Justifica as suas opiniões * Apresenta os dados
      * Descobre a média, a mediana e a moda
A aptidão para usar processos organizados de contagem na abordagem de problemas combinatórios simples     * Descreve os processos utilizados na realização de actividades  
     
       
       
A sensibilidade para distinguir fenómenos aleatórios e fenómenos deterministas e para interpretar situações concretas de acordo com essa distinção        
       
       
       
       
O sentido crítico face ao modo como a informação é apresentada     * Assume atitude crítica perante os resultados * Assume o sentido crítico face aos resultados obtidos
   
      * Esclarece dúvidas
ÁLGEBRA E FUNÇÕES
A predisposição para procurar padrões e regularidades e para formular generalizações  em situações diversas, nomeadamente em contextos numéricos e geométricos * Identifica padrões em figuras desenhadas * Identifica padrões e regularidades em figuras geométricas * Descobre regularidades nomeadamente nos símbolos da numeração romana e nos múltiplos dos números * Descobre regularidades em áreas e perímetros
* Identifica padrões e regularidades em figuras geométricas * Explicita, em linguagem corrente, as regularidades encontradas * Estabelece correspondências entre situações numéricas à qual se associa um factor: o quádruplo, o quíntuplo, 1/3, 2/3, ...
* Descobre, através da resolução de situações problemáticas a regra da multiplicação e divisão por 10, 100 e 1000
* Reproduz padrões que lhe são apresentados * Reproduz padrões que lhe são apresentados
* Identifica regularidades em sequências numéricas * Executa padrões a partir de critérios dados * Infere regras
  * Explicita, em linguagem corrente, as relações numéricas de uma situação
     
A aptidão para analisar as relações numéricas de uma situação, explicitá-las em linguagem corrente e representá-las através de diferentes processos, incluindo o uso de símbolos * Explicita, em linguagem corrente, as relações numéricas de uma situação * Identifica regularidades em sequências numéricas ( contagem de 2 em 2, 5 em 5, 10 em 10 ...) * Interpreta pictogramas com escala convencionada * Constrói pictogramas com escala convencionada
* Utiliza símbolos na expressão de relações numéricas * Resolve situações problemáticas reais a partir da leitura de pictogramas * Explicita o resultado de situações problemáticas concretas
* Identifica regularidades na tabuada
* Estabelece correspondências entre situações reais * Explicita as regularidades encontradas * Traduz, em linguagem matemática, uma situação dada em linguagem corrente e vice- versa  
* Reproduz sequências numéricas de acordo com um critério dado  
* Constrói e interpreta pictogramas simples (em que um símbolo representa uma unidade)   
     
     
A aptidão para construir e interpretar tabelas de valores, gráficos, regras verbais e outros processos que traduzam relações entre variáveis, assim como  para passar de umas formas de representação para outras, recorrendo ou não a instrumentos tecnológicos * Efectua o registo do leite, do tempo... * Constrói pictogramas representativos de situações problemáticas reais * Recolhe e organiza dados * Recolhe dados e organiza-os ( em situações problemáticas concretas)
* Constrói gráficos simples para representar situações reais * Representa a informação (tabelas, gráficos)
* Faz gráficos de barras em papel quadriculado * Constrói, a partir de dados organizados, tabelas de frequência no computador
* Retira informação das tabelas * Interpreta os dados (valores) de uma tabela
* Compara dados de um gráfico  
    * Constrói um gráfico * Constrói gráficos no computador
    * Constrói, a partir de dados organizados, uma tabela de frequência * Interpreta tabelas de frequência
    * Apresenta resultados
    * Calcula a média e moda a partir de tabelas simples  
     
COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS Pág. 5
MATEMÁTICA
Níveis de desempenho por ano de escolaridade
COMPETÊNCIAS  ESPECÍFICAS 1º ANO 2º ANO 3º ANO 4º ANO
ÁLGEBRA E FUNÇÕES (continuação)
A aptidão para concretizar, em casos particulares, relações entre variáveis e fórmulas e para procurar soluções de equações simples * Resolve operações com uma incógnita, através de concretização * Resolve operações com uma incógnita com recurso à concretização (5+---= 8) * Estabelece correspondência entre dois conjuntos com base numa variável dada * Resolve operações com incógnita através da operação inversa
    * Resolve operações com incógnita  através da operação inversa  
     
       
A sensibilidade para entender e usar as noções de correspondência  e de transformação em situações concretas diversas