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COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS |
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voltar
- projectos |
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LÍNG. PORT. |
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Níveis de desempenho por ano de escolaridade |
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COMPETÊNCIAS
ESPECÍFICAS |
1º ANO |
2º ANO |
3º ANO |
4º ANO |
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EXPRESSÃO ESCRITA |
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*
Escreve o nome próprio e dos companheiros |
* Escreve avisos, recados
convites |
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Escreve legivelmente, gerindo correctamente o espaço da folha |
*
Domina as técnicas básicas para usar alguns programas informáticos (Word,
Internet) |
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* Regista presenças,
tarefas e aniversários |
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* Escreve o seu nome completo |
* Escreve com destreza
e precisão caligráfica |
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* Regista as presenças
e datas de aniversário |
* Regista decisões tomadas na aula |
* Escreve com correcção ortográfica |
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* Regista experiências
vividas ou imaginadas |
* Divide correctamente
as palavras para efeitos de translineação |
* Utiliza
correctamente os sinais de pontuação |
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* Escreve avisos, recados, convites |
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* Escreve por iniciativa própria |
* Produz textos
escritos por iniciativa própria |
* Domina as técnicas
básicas para usar o teclado de um computador |
* Domina o uso das letras maiúsculas |
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* Reconstrói frases a
partir de palavras desordenadas |
* Assinala correctamente os parágrafos |
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* Escreve com
correcção ortográfica palavras do vocabulário fundamental |
* Escreve um texto no
computador colocando correctamente os espaços, as maiúsculas, a pontuação
e acentuação |
* Utiliza a escrita
para a organização da vida escolar |
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* Reconstrói um texto
com expressões ou palavras desordenadas, face ao modelo |
*
Domínio das técnicas instrumentais da escrita: |
* Forma palavras com
sentido a partir de sílabas desordenadas |
* Utiliza a escrita
para a concretização de projectos |
*
Descobre palavras iguais em produções diferentes e nas mesmas produções |
* Faz jogos de
substituição, de comutação e de combinatória de letras e de sílabas |
* Formata um texto ao
nível do alinhamento, do tipo, tamanho ou cor das letras e imprime |
* Utiliza frases
complexas para exprimir sequências e relações |
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* Organiza um texto em
parágrafos |
- capacidade para produzir textos escritos
com diferentes objectivos comunicativos |
* Efectua a divisão silábica das palavras |
* Reconstrói textos
com frases em desordem |
* Escreve com
correcção ortográfica palavras do vocabulário fundamental |
* Respeita as regras
elementares de concordância |
*
Descobre elementos comuns a várias palavras |
*
Participa no enriquecimento de textos, em grupo |
* Utiliza os
principais sinais de pontuação, as letras maiúsculas e assinala a mudança de
parágrafo |
* Identifica e
categoriza uma gravura, por legendagem |
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* Constrói palavras
por combinatória de elementos
conhecidos |
- conhecimento das técnicas básicas de
organização textual |
* Utiliza os principais sinais
de pontuação |
* Ordena e faz a
legenda de uma sequência narrativa em banda desenhada |
*
Constrói listas de palavras que contenham elementos conhecidos |
* Utiliza adequadamente as maiúsculas |
* Tem automatizadas as
regras ortográficas |
*
Escreve um pequeno texto no computador |
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* Realiza jogos de
substituição de letras ou sílabas para formar novas palavras |
* Conhece os homófonos
e parónimos mais frequentes |
* Altera um pequeno texto em função de
destinatários diferentes |
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* Escreve um pequeno texto |
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* Antecipa a grafia de
uma palavra, dada uma parte da sua forma gráfica |
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* Participa no aperfeiçoamento de textos |
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* Utiliza o teclado do
computador para escrever palavras e frases |
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* Corrige e enriquece um texto
escrito |
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* Utiliza a escrita
como substituto do oral, redigindo recados e cartas a familiares e amigos |
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* Utiliza o ponto
final e as letras maiúsculas |
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* Responde a questionários
simples |
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* Elabora listas de
palavras e ordena sequencialmente acções (lista de compras, montar um jogo) |
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* Escreve textos
memorizados (provérbios, lengalengas, adivinhas, poesias) |
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* Regista produções do património oral |
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* Escreve uma carta informal |
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* Escreve histórias curtas |
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* Escreve relatos e
experiências pessoais |
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* Escreve um texto narrativo |
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* Colabora no
aperfeiçoamento de textos escritos (dá sugestões, apresenta críticas) |
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* Participa na reescrita do
texto |
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* Reconta histórias lidas ou
ouvidas |
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* Transforma histórias |
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* Legenda gravuras e
associar as mesmas a pequenos textos |
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* Ordena e legenda
sequências narrativas em Banda Desenhada |
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* Respeita as regras
elementares de concordância na frase |
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* Completa frases e substitui palavras |
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* Usa frases complexas para exprimir sequências e relações |
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COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS |
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Pág. 2 |
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LÍNGUA PORTUGUESA |
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Níveis de desempenho por ano de escolaridade |
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COMPETÊNCIAS
ESPECÍFICAS |
1º ANO |
2º ANO |
3º ANO |
4º ANO |
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LEITURA |
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*
Identifica todas as letras do alfabeto e a maior parte dos casos especiais da
Língua |
* Lê pequenos textos |
* Faz leitura expressiva |
* Faz leitura
silenciosa |
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* Reconstrói textos
com frases em desordem |
* Respeita os sinais de pontuação |
* Lê com clareza em voz alta |
*
Aprendizagem dos mecanismos básicos de extracção de significado do material
escrito |
* Faz leitura dialogada |
* Identifica as ideias
principais de um texto |
*
Descobre elementos comuns a várias palavras |
* Identifica
personagens principais de um texto/ história |
* Interpreta os enunciados escritos |
*
Estabelece a sequência dos acontecimentos |
* Localiza num texto a
informação pretendida |
*
Consulta listas de palavras |
* Estabelece a
sequência dos acontecimentos principais de um texto |
|
* Antecipa conteúdos a
partir de gravuras e de títulos |
* Dá um título ao texto |
* Antecipa conteúdos a
partir de capas, gravuras, títulos e primeiras linhas |
- Capacidade para
decifrar de forma automática cadeias grafemáticas, para localizar informação
em material escrito e para apreender o significado global de um texto curto |
* Identifica a
sequência cronológica das acções de um pequeno texto |
* Responde a questionários escritos |
*
Lê pequenos textos em voz alta (textos próprios, produzidos pelos
companheiros e de autor) |
* Localiza a acção no tempo e no espaço |
* Toma a iniciativa de ler |
*
Reconstrói um texto com palavras recortadas |
* Apreende o sentido
do texto no qual foram apagadas ou semi-apagadas palavras ou letras |
* Lê por prazer |
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*
Identifica as personagens dos textos lidos |
* Apreende o sentido
de um texto eliminando “frase pirata” |
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*
Lê um livro (ou textos)por iniciativa
própria |
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* Forma palavras a
partir de sílabas desordenadas |
* Apreende o sentido
de um texto com lacunas |
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- Conhecimento de
estratégias básicas para a decifração automática de cadeias grafemáticas e
para a extracção de informação de material escrito |
* Reconta uma história ou texto |
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* Ordena frases |
* Forma palavras a
partir de sílabas desordenadas |
* Levanta hipóteses
acerca do conteúdo de um texto ou história a partir da capa ou título |
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* Pratica leitura
lúdica (adivinhas, lengalengas...) |
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* Compara hipóteses
com o conteúdo original |
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* Lê histórias |
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* Lê um pequeno livro |
* Assinala diferenças
e semelhanças entre as hipóteses e o conteúdo original |
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* Relaciona textos lidos com as suas vivências |
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COMPREENSÃO DO ORAL |
* Alargamento da compreensão a discursos em
diferentes variedades do Português, incluindo o Português padrão |
*
Interpreta uma ordem, um pedido, um recado |
*
Retém o essencial de uma pequena história |
*
Transpõe enunciados orais para outras formas de expressão (gestual, sonora): |
* Sabe ouvir/ escutar: |
- Uma narrativa |
*
Retém informação a partir de um enunciado oral (recados, avisos) |
* Reconta a história |
- Dramatiza um texto,
uma história |
- Uma gravação |
*
Identifica os intervenientes numa história |
* Interpreta um
recado, um aviso uma instrução |
- Uma exposição oral |
*
Identifica intervenientes em contos orais |
- Um diálogo |
* Dramatiza uma história |
* Retém a informação
essencial da apresentação de um tema/trabalho |
* Distingue o essencial do que foi ouvido |
- Capacidade de extrair
e reter informação essencial de discursos em diferentes variedades do
Português, incluindo o Português padrão |
* Formula perguntas e respostas simples |
* Responde a questionários orais |
* Reconhece o
objectivo comunicativo do interlocutor através de indícios não linguísticos |
*
Transpõe enunciados orais para outras formas de expressão (gestual, sonora) |
* Reproduz recados, avisos, instruções |
* Varia entoação de
frases de acordo com a intencionalidade |
*
Transpõe enunciados orais para outras formas de expressão (gestual, sonora) |
* Interpreta a mensagem do
interlocutor |
* Sabe escutar |
* Descobre pelo
contexto o significado de palavras desconhecidas |
|
* Reconhece os
objectivos comunicativos do interlocutor |
* Reconhece o
objectivo comunicativo do interlocutor |
|
* Decifra estruturas
sintácticas e gramaticais com alguma complexidade |
-
Familiaridade com o vocabulário de variedades do Português e conhecimento de
chaves linguísticas e não linguísticas para a identificação de objectivos
comunicativos |
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EXPRESSÃO DO ORAL |
* Alargamento da expressão oral em Português
padrão |
*
Utiliza formas de tratamento adequadas ao contexto escolar |
*
Interage verbalmente de forma confiante no contexto de sala de aula |
* Exprime-se de forma clara e audível |
*
Exprime-se por iniciativa própria em conversas, diálogos, debates |
* Formula recados, avisos,
instruções |
*
Formula pedidos, dá ordens e informações tendo em conta a situação e o
interlocutor |
* Participa, de forma
construtiva, em debates de interesse comum |
* Faz pedidos, formula
perguntas, dá respostas |
* Participa na
organização e gestão da vida da sala: dá sugestões, apresenta críticas, pede
esclarecimentos, informa |
*
Relata acontecimentos vividos ou imaginados |
* Relata
acontecimentos e narra situações |
* Narra situações vividas e
imaginadas |
* Participa na
realização de projectos de turma ou de grupo, dando sugestões, manifestando
opiniões, críticas; etc. |
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* Descreve cenas e objectos observados |
* Reconta histórias |
* Conta histórias ouvidas ou lidas |
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* Participa, em grupo,
na elaboração de histórias e de relatos |
* Inventa
histórias a partir de ilustrações |
* Completa histórias |
- Capacidade de se
exprimir de forma confiante, clara e audível, com adequação ao contexto e ao
objectivo comunicativo |
* Formula perguntas,
respostas e recados |
* Interage verbalmente
com confiança no contexto da sala de aula |
* Apresenta opiniões
sobre trabalhos apresentados pelos colegas |
* Completa histórias |
*
Apresenta e emite opiniões sobre trabalhos simples (textos, desenhos e
pinturas) |
* Participa, em grupo,
na construção de histórias |
* Participa
construtivamente na discussão em grupo |
* Intervém oralmente
na aula, de acordo com as regras
estabelecidas: sabe ouvir, respeita opiniões, faz intervenções oportunas |
*
Apresenta e emite opiniões sobre determinados acontecimentos |
* Exprime-se por
iniciativa própria, ou quando solicitada |
*
Regula a participação nas diferentes situações comunicativas (aguarda a vez
de falar, ouve e respeita a fala dos outros) |
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* Utiliza vocabulário diversificado |
* Utiliza variações
expressivas da Língua Oral |
* Conta histórias |
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* Recria histórias |
- Conhecimento de
vocabulário diversificado e de estruturas sintácticas de complexidade
crescente |
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* Dramatiza textos
próprios ou de outros, cenas e situações |
*
Participa na elaboração oral de histórias, relatos, resumos |
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* Utiliza formas de
tratamento adequado em contexto escolar |
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* Descreve cenas e objectos observados |
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* Utiliza vocabulário
adequado e diversificado |
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* Utiliza estruturas sintácticas de subordinação |
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COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS |
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Pág. 3 |
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LÍNGUA PORTUGUESA |
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Níveis de desempenho por ano de escolaridade |
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COMPETÊNCIAS
ESPECÍFICAS |
1º ANO |
2º ANO |
3º ANO |
4º ANO |
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|
CONHECIMENTO EXPLÍCITO |
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* Identifica palavras com letras “pirata” |
*
Conhece e aplica as regras elementares de translineação |
*
Explicita as regras elementares de ortografia |
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* Decompõe palavras em sílabas |
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* Forma palavras com
sentido, a partir de sílabas/ letras desorganizadas |
* Decompõe palavras em
sílabas para efeitos de translineação |
* Utiliza os sinais de
pontuação e auxiliares de escrita (ponto final, ponto de interrogação e
exclamação, vírgula, travessão, dois pontos) |
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* Explora situações de
“nonsense” com letras e sílabas |
* Conhece regras básicas de pontuação |
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* Distingue sílabas tónicas e átonas |
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* Aperfeiçoa textos, em grupo |
* Estabelece relações
semânticas de semelhança e de oposição entre palavras (sinónimos e antónimos) |
* Distingue sílaba
tónica e átona, acento gráfico e fónico |
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* Reconstrói textos
simples com frases em desordem |
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* Utiliza os sinais gráficos de acentuação (acento
agudo, grave, circunflexo e til) |
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* Identifica as
personagens principais do texto |
* Distingue diferentes
tipos de texto (prosa, poesia, banda desenhada) |
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* Desenvolvimento da consciência linguística com objectivos
instrumentais |
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* Identifica o tempo e
espaço em que decorre a acção |
* Distingue em frases
simples os elementos fundamentais |
* Infere o significado
de palavras a partir do contexto |
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* Nomeia, por ordem,
as letras do alfabeto |
* Verifica a
mobilidade de alguns elementos da frase |
* Utiliza a mobilidade
de elementos da frase |
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* Organiza palavras
por ordem alfabética, tendo em conta a primeira letra |
* Distingue as formas
afirmativa e negativa |
* Identifica o grupo móvel |
|
* Estabelece relações
semânticas de semelhança e de oposição entre palavras (sinonímia e antonímia) |
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* Organiza famílias de palavras |
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* Constrói dicionário ilustrado |
* Distingue nomes
próprios, comuns e colectivos |
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* Utiliza dicionários
ilustrados e enciclopédias infantis |
* Organiza famílias de
palavras segundo um critério determinado |
- Capacidade de usar o
conhecimento da língua como instrumento na aprendizagem da leitura e da
escrita |
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* Identifica adjectivos e verbos |
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* Elabora listas de
palavras segundo critérios diversos |
* Identifica os sinais
gráficos de acentuação |
* Compara onomatopeias
com sons que imitam ou sugerem |
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* Conhece os sinais de pontuação |
* Utiliza os
diferentes graus dos adjectivos |
* Identifica nomes |
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* Identifica as
vogais, as consoantes e os ditongos |
* Distingue nomes
próprios, comuns e colectivos |
|
* Aplica os pronomes pessoais |
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* Utiliza
correctamente as maiúsculas (início das frases, nomes próprios) |
* Aplica as formas
verbais (Presente, Pretérito perfeito e Futuro) dos verbos regulares |
* Identifica o género,
número e grau dos nomes, pelas marcas do contexto |
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* Relaciona palavras
com o mesmo sentido |
* Identifica a regra
geral e as excepções mais frequentes do género e número |
- Conhecimento de
paradigmas flexionais e de regras gramaticais básicas |
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* Relaciona palavras
com sentido contrário |
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* Identifica adjectivos |
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* Substitui adjectivos
por outros de sentido equivalente num determinado contexto |
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* Aplica os diferentes
graus dos adjectivos |
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* Substitui elementos
da frase por determinantes possessivos
e demonstrativos |
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* Aplica pronomes pessoais |
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* Identifica verbos |
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* Aplica as formas do
Presente, Presente Futuro, Futuro e Pretérito Perfeito do Indicativo de
verbos regulares e irregulares (ser, estar, ter) |
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* Distingue em frases
os elementos fundamentais (por extensão e por redução) |
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* Verifica a
mobilidade de alguns elementos da
frase |
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* Consulta o dicionário e enciclopédias |
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