COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS Pág. 1
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Níveis de desempenho por ano de escolaridade
COMPETÊNCIAS  ESPECÍFICAS 1º ANO 2º ANO 3º ANO 4º ANO
EXPRESSÃO ESCRITA
  * Escreve o nome próprio e dos companheiros * Escreve avisos, recados convites * Escreve legivelmente, gerindo correctamente o espaço da folha * Domina as técnicas básicas para usar alguns programas informáticos (Word, Internet)
  * Regista presenças, tarefas e aniversários
  * Escreve o seu nome completo * Escreve com destreza e precisão caligráfica
  * Regista as presenças e datas de aniversário * Regista decisões tomadas na aula * Escreve com correcção ortográfica
  * Regista experiências vividas ou imaginadas * Divide correctamente as palavras para efeitos de translineação * Utiliza correctamente os sinais de pontuação
  * Escreve avisos, recados, convites
  * Escreve por iniciativa própria * Produz textos escritos por iniciativa própria * Domina as técnicas básicas para usar o teclado de um computador * Domina o uso das letras maiúsculas
  * Reconstrói frases a partir de palavras desordenadas * Assinala correctamente os parágrafos
  * Escreve com correcção ortográfica palavras do vocabulário fundamental * Escreve um texto no computador colocando correctamente os espaços, as maiúsculas, a pontuação e  acentuação * Utiliza a escrita para a organização da vida escolar
  * Reconstrói um texto com expressões ou palavras desordenadas, face ao modelo
* Domínio das técnicas instrumentais da escrita:                * Forma palavras com sentido a partir de sílabas desordenadas * Utiliza a escrita para a concretização de projectos
* Descobre palavras iguais em produções diferentes e nas mesmas produções * Faz jogos de substituição, de comutação e de combinatória de letras e de sílabas * Formata um texto ao nível do alinhamento, do tipo, tamanho ou cor das letras e imprime * Utiliza frases complexas para exprimir sequências e relações
  * Organiza um texto em parágrafos
 - capacidade para produzir textos escritos com diferentes objectivos comunicativos * Efectua a divisão silábica das palavras * Reconstrói textos com frases em desordem * Escreve com correcção ortográfica palavras do vocabulário fundamental * Respeita as regras elementares de concordância
* Descobre elementos comuns a várias palavras
* Participa no enriquecimento de textos, em grupo * Utiliza os principais sinais de pontuação, as letras maiúsculas e assinala a mudança de parágrafo * Identifica e categoriza uma gravura, por legendagem
  * Constrói palavras por  combinatória de elementos conhecidos
 - conhecimento das técnicas básicas de organização textual * Utiliza os principais sinais de pontuação * Ordena e faz a legenda de uma sequência narrativa em banda desenhada
* Constrói listas de palavras que contenham elementos conhecidos * Utiliza adequadamente as maiúsculas * Tem automatizadas as regras ortográficas
* Escreve um pequeno texto no computador
  * Realiza jogos de substituição de letras ou sílabas para formar novas palavras * Conhece os homófonos e parónimos mais frequentes * Altera  um pequeno texto em função de destinatários diferentes
   
  * Escreve um pequeno texto   * Antecipa a grafia de uma palavra, dada uma parte da sua forma gráfica  
  * Participa no aperfeiçoamento de textos    
  * Utiliza o teclado do computador para escrever palavras e frases   * Corrige e enriquece um texto escrito  
    * Utiliza a escrita como substituto do oral, redigindo recados e cartas a familiares e amigos  
  * Utiliza o ponto final e as letras maiúsculas    
     
  * Responde a questionários simples   * Elabora listas de palavras e ordena sequencialmente acções (lista de compras, montar um jogo)  
       
       
      * Escreve textos memorizados (provérbios, lengalengas, adivinhas, poesias)  
       
       
      * Regista produções do património oral  
      * Escreve uma carta informal  
      * Escreve histórias curtas  
      * Escreve relatos e experiências pessoais  
       
      * Escreve um texto narrativo  
      * Colabora no aperfeiçoamento de textos escritos (dá sugestões, apresenta críticas)  
       
       
      * Participa na reescrita do texto  
      * Reconta histórias lidas ou ouvidas  
      * Transforma histórias  
      * Legenda gravuras e associar as mesmas a pequenos textos  
       
      * Ordena e legenda sequências narrativas em Banda Desenhada  
       
      * Respeita as regras elementares de concordância na frase  
       
      * Completa frases e substitui palavras  
      * Usa frases complexas para exprimir sequências e relações  
       
COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS Pág. 2
LÍNGUA PORTUGUESA
Níveis de desempenho por ano de escolaridade
COMPETÊNCIAS  ESPECÍFICAS 1º ANO 2º ANO 3º ANO 4º ANO
LEITURA
  * Identifica todas as letras do alfabeto e a maior parte dos casos especiais da Língua * Lê pequenos textos * Faz leitura expressiva * Faz  leitura silenciosa
  * Reconstrói textos com frases em desordem * Respeita os sinais de pontuação * Lê com clareza em voz alta
* Aprendizagem dos mecanismos básicos de extracção de significado do material escrito * Faz leitura dialogada * Identifica as ideias principais de um texto
* Descobre elementos comuns a várias palavras * Identifica personagens principais de um texto/ história * Interpreta os enunciados escritos
* Estabelece a sequência dos acontecimentos * Localiza num texto a informação pretendida
* Consulta listas de palavras * Estabelece a sequência dos acontecimentos principais de um texto
  * Antecipa conteúdos a partir de gravuras e de títulos * Dá um título ao texto * Antecipa conteúdos a partir de capas, gravuras, títulos e primeiras linhas
 - Capacidade para decifrar de forma automática cadeias grafemáticas, para localizar informação em material escrito e para apreender o significado global de um texto curto * Identifica a sequência cronológica das acções de um pequeno texto * Responde a questionários escritos
* Lê pequenos textos em voz alta (textos próprios, produzidos pelos companheiros e de autor) * Localiza a acção no tempo e no espaço * Toma a iniciativa de ler
* Reconstrói um texto com palavras recortadas * Apreende o sentido do texto no qual foram apagadas ou semi-apagadas  palavras ou letras * Lê por prazer
 
* Identifica as personagens dos textos lidos * Apreende o sentido de um texto eliminando “frase pirata”  
* Lê um livro (ou textos)por iniciativa  própria  
  * Forma palavras a partir de sílabas desordenadas * Apreende o sentido de um texto com lacunas  
 - Conhecimento de estratégias básicas para a decifração automática de cadeias grafemáticas e para a extracção de informação de material escrito * Reconta uma história ou texto  
* Ordena frases * Forma palavras a partir de sílabas desordenadas * Levanta hipóteses acerca do conteúdo de um texto ou história a partir da capa ou título  
   
  * Pratica leitura lúdica (adivinhas, lengalengas...)  
  * Compara hipóteses com o conteúdo original  
  * Lê histórias  
    * Lê um pequeno livro * Assinala diferenças e semelhanças entre as hipóteses e o conteúdo original  
    * Relaciona textos lidos com as suas vivências  
       
COMPREENSÃO DO ORAL
* Alargamento da compreensão a discursos em diferentes variedades do Português, incluindo o Português padrão * Interpreta uma ordem, um pedido, um recado * Retém o essencial de uma pequena história * Transpõe enunciados orais para outras formas de expressão (gestual, sonora): * Sabe ouvir/ escutar:
 - Uma narrativa
* Retém informação a partir de um enunciado oral (recados, avisos) * Reconta a história  - Dramatiza um texto, uma história  - Uma gravação
* Identifica os intervenientes numa história * Interpreta um recado, um aviso uma instrução  - Uma exposição oral
* Identifica intervenientes em contos orais  - Um diálogo
* Dramatiza  uma história * Retém a informação essencial da apresentação de um tema/trabalho * Distingue o essencial do que foi ouvido
 - Capacidade de extrair e reter informação essencial de discursos em diferentes variedades do Português, incluindo o Português padrão * Formula perguntas e respostas simples * Responde a questionários orais * Reconhece o objectivo comunicativo do interlocutor através de indícios não linguísticos
* Transpõe enunciados orais para outras formas de expressão (gestual, sonora) * Reproduz recados, avisos, instruções * Varia entoação de frases de acordo com a intencionalidade
* Transpõe enunciados orais para outras formas de expressão (gestual, sonora)
* Interpreta a mensagem do interlocutor * Sabe escutar * Descobre pelo contexto o significado de palavras desconhecidas
  * Reconhece os objectivos comunicativos do interlocutor * Reconhece o objectivo comunicativo do interlocutor
  * Decifra estruturas sintácticas e gramaticais com alguma complexidade
 - Familiaridade com o vocabulário de variedades do Português e conhecimento de chaves linguísticas e não linguísticas para a identificação de objectivos comunicativos      
       
       
       
       
       
EXPRESSÃO DO ORAL
* Alargamento da expressão oral em Português padrão * Utiliza formas de tratamento adequadas ao contexto escolar * Interage verbalmente de forma confiante no contexto de sala de aula * Exprime-se de forma clara e audível * Exprime-se por iniciativa própria em conversas, diálogos, debates
* Formula recados, avisos, instruções
* Formula pedidos, dá ordens e informações tendo em conta a situação e o interlocutor * Participa, de forma construtiva, em debates de interesse comum * Faz pedidos, formula perguntas, dá respostas * Participa na organização e gestão da vida da sala: dá sugestões, apresenta críticas, pede esclarecimentos, informa
* Relata acontecimentos vividos ou imaginados * Relata acontecimentos e narra situações
* Narra situações vividas e imaginadas * Participa na realização de projectos de turma ou de grupo, dando sugestões, manifestando opiniões, críticas; etc.
  * Descreve cenas e objectos observados * Reconta histórias * Conta histórias ouvidas ou lidas
  * Participa, em grupo, na elaboração de histórias e de relatos * Inventa histórias a partir de ilustrações * Completa histórias
 - Capacidade de se exprimir de forma confiante, clara e audível, com adequação ao contexto e ao objectivo comunicativo * Formula perguntas, respostas e recados * Interage verbalmente com confiança no contexto da sala de aula * Apresenta opiniões sobre trabalhos apresentados pelos colegas
* Completa histórias
* Apresenta e emite opiniões sobre trabalhos simples (textos, desenhos e pinturas) * Participa, em grupo, na construção de histórias * Participa construtivamente na discussão em grupo * Intervém oralmente na  aula, de acordo com as regras estabelecidas: sabe ouvir, respeita opiniões, faz intervenções oportunas
* Apresenta e emite opiniões sobre determinados acontecimentos * Exprime-se por iniciativa própria, ou quando solicitada
* Regula a participação nas diferentes situações comunicativas (aguarda a vez de falar, ouve e respeita a fala dos outros)
  * Utiliza vocabulário diversificado * Utiliza variações expressivas da Língua Oral * Conta histórias
    * Recria histórias
 - Conhecimento de vocabulário diversificado e de estruturas sintácticas de complexidade crescente   * Dramatiza textos próprios ou de outros, cenas e situações * Participa na elaboração oral de histórias, relatos, resumos
   
    * Utiliza formas de tratamento adequado em contexto escolar  
     
    * Descreve cenas e objectos observados  
    * Utiliza vocabulário adequado e diversificado  
       
      * Utiliza estruturas sintácticas de subordinação  
       
COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS Pág. 3
LÍNGUA PORTUGUESA
Níveis de desempenho por ano de escolaridade
COMPETÊNCIAS  ESPECÍFICAS 1º ANO 2º ANO 3º ANO 4º ANO
CONHECIMENTO EXPLÍCITO
    * Identifica palavras com letras “pirata” * Conhece e aplica as regras elementares de translineação * Explicita as regras elementares de ortografia
    * Decompõe palavras em sílabas
    * Forma palavras com sentido, a partir de sílabas/ letras desorganizadas * Decompõe palavras em sílabas para efeitos de translineação * Utiliza os sinais de pontuação e auxiliares de escrita (ponto final, ponto de interrogação e exclamação, vírgula, travessão, dois pontos)
   
    * Explora situações de “nonsense” com letras e sílabas * Conhece regras básicas de pontuação
    * Distingue sílabas tónicas e átonas
    * Aperfeiçoa textos, em grupo * Estabelece relações semânticas de semelhança e de oposição entre palavras (sinónimos e antónimos) * Distingue sílaba tónica e átona, acento gráfico e fónico
    * Reconstrói textos simples com frases em desordem
    * Utiliza  os sinais gráficos de acentuação (acento agudo, grave, circunflexo e til)
    * Identifica as personagens principais do texto * Distingue diferentes tipos de texto (prosa, poesia, banda desenhada)
   
* Desenvolvimento da consciência linguística com objectivos instrumentais   * Identifica o tempo e espaço em que decorre a acção * Distingue em frases simples os elementos fundamentais * Infere o significado de palavras a partir do contexto
 
  * Nomeia, por ordem, as letras do alfabeto * Verifica a mobilidade de alguns elementos da frase * Utiliza a mobilidade de elementos da frase
 
  * Organiza palavras por ordem alfabética, tendo em conta a primeira letra * Distingue as formas afirmativa e negativa * Identifica o grupo móvel
  * Estabelece relações semânticas de semelhança e de oposição entre palavras (sinonímia e antonímia)
    * Organiza famílias de palavras
    * Constrói dicionário ilustrado * Distingue nomes próprios, comuns e colectivos
    * Utiliza dicionários ilustrados e enciclopédias infantis * Organiza famílias de palavras segundo um critério determinado
 - Capacidade de usar o conhecimento da língua como instrumento na aprendizagem da leitura e da escrita   * Identifica adjectivos e verbos
  * Elabora listas de palavras segundo critérios diversos * Identifica os sinais gráficos de acentuação * Compara onomatopeias com sons que imitam ou sugerem
 
  * Conhece os sinais de pontuação * Utiliza os diferentes graus dos adjectivos * Identifica nomes
  * Identifica as vogais, as consoantes e os ditongos * Distingue nomes próprios, comuns e colectivos
  * Aplica os pronomes pessoais
    * Utiliza correctamente as maiúsculas (início das frases, nomes próprios) * Aplica as formas verbais (Presente, Pretérito perfeito e Futuro) dos verbos regulares * Identifica o género, número e grau dos nomes, pelas marcas do contexto
   
    * Relaciona palavras com o mesmo sentido * Identifica a regra geral e as excepções mais frequentes do género e número
 - Conhecimento de paradigmas flexionais e de regras gramaticais básicas    
  * Relaciona palavras com sentido contrário   * Identifica adjectivos
    * Substitui adjectivos por outros de sentido equivalente num determinado contexto
     
     
      * Aplica os diferentes graus dos adjectivos
       
        * Substitui elementos da frase por determinantes possessivos  e demonstrativos
       
       
        * Aplica pronomes pessoais
        * Identifica verbos
        * Aplica as formas do Presente, Presente Futuro, Futuro e Pretérito Perfeito do Indicativo de verbos regulares e irregulares (ser, estar, ter)
       
       
       
        * Distingue em frases os elementos fundamentais (por extensão e por redução)
       
       
        * Verifica a mobilidade de alguns elementos da  frase
       
        * Consulta o dicionário e enciclopédias